segunda-feira, 1 de março de 2010

Oscar 2010: previsões

A disputa do Oscar desse ano está polarizada entre Guerra ao Terror e Avatar, dirigidos pelo ex-casal Kathryn Bigelow e James Cameron, respectivamente. Os dois títulos estão empatados com nove indicações cada e o empate deve se manter no número de estatuetas, com cada um levando quatro delas.

Guerra ao Terror deve levar os prêmios de qualidade mais artística, com Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. Kathryn também deve ser a primeira mulher a levar o prêmio de Melhor Direção.

Avatar terá de se contentar com os Oscars mais técnicos – quem não é indicado a Melhor Roteiro não merece levar Melhor Filme, na minha humilde opinião. Os alienígenas fluorescentes levam para Pandora Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais. As duas categorias de som (Edição e Mixagem) costumam ser vencidas pela mesma produção e esse ano será para Avatar.

Outo par de prêmios que por vezes andam de mãos dadas são os de Figurino e Maquiagem, que costumam ir para produções de época (especialmente o primeiro). Esse casal será o presente da Academia para The Young Victoria.

Os grandes concorrentes da noite não tocarão nas premiações dos atores. Entre as atrizes, Mo'Nique (Preciosa) leva de coadjuvante e Sandra Bullock (Um Sonho Possível) ganha em atriz principal. Para os homens, o austríaco Christoph Waltz será premiado pelo memorável vilão de Bastardos Inglórios (coadjuvante) e Jeff Bridges é o melhor ator (Coração Louco). O filme sobre o cantor country também será premiado por Melhor Canção.

Já a trilha musical será uma das estatuetas conquistadas por Up, além de Melhor Animação. Entre os curtas animados, as apostas recaem sobre Wallace and Gromit.

Levando apenas um prêmio para casa, Amor sem Escalas (roteiro adaptado) e O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (direção de arte) ficam ao lado de A Fita Branca (filme estrangeiro) e The Cove (documentário).

As demais categorias não podem ser previstas por mim, por não ter acesso aos indicados.

2 comentários:

  1. Eles vão enrolar o Tarantino tanto que, como eles fazem sempre, vão ter que dispor um Oscar honorário para ele (na premiação de 2035, por aí)...

    ResponderExcluir
  2. Só esperamos que não seja um Oscar póstumo...

    ResponderExcluir