terça-feira, 23 de março de 2010

Como Treinar Seu o Dragão






Sinopse: Soluço não consegue se destacar em sua tribo de vikings. Sua chance de mudar a péssima imagem que tem aparece quando ele encontra um dragão ferido.


Ficha Técnica
Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon)
Roteiro e Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders
Elenco: Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera
Duração: 98 minutos
País: EUA


"Try a little tenderness"
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Desde o lançamento de Shrek (2001), a DreamWorks tenta implacar uma nova franquia de animação. Nessa ânsia de criar um hit, os roteiros acabavam ficando deficientes exatamente por forçrem a criação de sequências. Entre os títulos da casa, apenas Madagascar (2005) teve continuação, impulsionada pelo sucesso da canção "I like to move it".

Quando os enredos preocupam-se em ser apenas uma história interessante, os resultados são melhores – vide a diversão que é Por Agua Abaixo. Em Como Treinar Seu o Dragão (How to Train Your Dragon), a dramaturgia da DreamWorks dá um passo adiante, com uma trama fechada em si mesma e que ainda traz uma mensagem positiva.

A moral de que devemos ser nós mesmos e não nos importar que os outros nos achem diferentes já é pregada pelas animações da Disney há decadas. O adicional dessa nova produção está em mostrar que é mais sadio resolver os conflitos no jeito e com inteligência ao invés de desbancar para a força bruta.

Na técnica de animação, a fita prima pelos detalhes. As vestimentas vikings, cheias de peles de animais, são impressionantes. O visual dos vários tipos de dragão também é bacana. Um aviso: qualquer semelhança entre Bangela, o dragão de Soluço, e Stitch, o alienígena amigo de Lilo, não é mera coincidência. Ambos têm uma personalidade selvagem e impulsiva e foram desenvolvidos por Chris Sanders. Ele achou que seria válido espelhar nas feições as similaridades de temperamento.

Como Treinar o Seu Dragão é oferecido no circuito de salas 3D, mas o espectador não precisa pagar os altos preços dos ingressos desse tipo de projeção. Há poucas cenas em que os efeitos realmente empolgam. Com uma oferta tão farta de filmes 3D, é melhor enconomizar para outras oportunidades.




Dudeshop:
• Livro Como Treinar o Seu Dragão: Por Soluço Spantosicus Strondus, de Cressida Cowell (Ed. Intrínsica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário