sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bastardos Inglórios

por Edu Fernandes


Sinopse: Os Bastardos são um grupo de soldados de origem judaica na Segunda Guerra Mundial. O objetivo deles é matar nazistas, o que eles fazem com requintes de crueldade. 

Spoilerômetro:

Ficha Técnica:
Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds)
Roteiro e Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Eli Roth, Michael Fassbender, Diane Kruger, Daniel Brühl
Duração: 153 minutos


Tarantino vai à guerra

Apesar de ter como pano de fundo um evento histórico (a Segunda Guerra Mundial), o realismo de Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds) é bem limitado. Portanto, não importa quantos livros de História foram lidos pelo espectador, o final é fantasioso – assim a surpresa é mantida. Mesmo assim, pode-se ver um pouco de autenticidade na presença de figuras históricas e no uso dos idiomas corretos dos personagens.

A guerra é o tema, mas muito do gênero faroeste é explorado pelo filme. O protagonista – em um ótimo trabalho de Brad Pitt (Benjamin Button) – é originário do sul estadunidense, com direito a sotaque marcado. Outra característica do Velho Oeste é a coleção de escalpos e muito do exagero das cenas de tiroteio.

Outro membro do elenco que merece ser congratulado é o austríaco Christoph Waltz em seu primeiro trabalho hollywoodiano – antes disso, ele se envolveu muito com projetos em televisão. Waltz já foi reconhecido por sua atuação nesse filme com uma premiação em Cannes.

A violência é uma constante na carreira do diretor Quentin Tarantino (Kill Bill), mas levando em conta tudo o que já fez, pode-se até considerar que ele pegou leve em Bastardos. Entretanto, não custa lembrar que ainda é uma obra assinada por Tarantino!

O enfoque da campanha de divulgação é o grupo de soldados que dá nome ao filme. Não é possível perceber pelas peças de publicidade que na verdade há várias tramas paralelas, com o encontro de todas apenas na sequência final.

Considerando que A Prova de Morte ainda não estreou oficialmente no Brasil, os cinéfilos daqui estão órfãos de Tarantino desde 2004 – a não ser os sortudos que já viram seu trabalho anterior em alguma mostra especial ou no exterior. Quem pertence ao grupo dos menos favorecidos perceberá que valeu a pena esperar por esse reencontro com o cineasta.

Dude Fato: Brad Pitt e Diane Kruger já contracenaram em Troia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário