quarta-feira, 31 de março de 2010

Os EUA x John Lennon







Sinopse: Um documentário sobre a transformação de John Lennon de músico em um ativista pacifista.


Ficha Técnica
Os EUA x John Lennon (U.S. vs. John Lennon)
Roteiro e Direção: David Leaf, John Scheinfeld
Elenco: -documentário-
Duração: 99 minutos
País: EUA


Verdadeiro ativista
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Quando se fala em John Lennon, sempre devemos considerar dois enfoques: a história do rock e o ativismo político e social. O documentário Os EUA x John Lennon (U.S. vs. John Lennon) trabalha com a segunda possibilidade. Para isso o filme conta com depoimentos de Yoko Ono e outros nos dias atuais, além de muitas imagens de arquivo.

Por se passar na década de 70, as principais questões nas quais o músico se envolveu foram a Guerra do Vietnã e o Macartismo. Suas manifestações, de passeatas de rua até ficar horas em uma cama dando entrevistas pacifistas a jornalistas preenchem boa parte da duração. Com essas imagens fica bem claro que estamos diante de um verdadeiro agitador social, que se envolvia pessoalmente com as causas.

Lennon foi deportado dos EUA como ameaça ao governo Nixon e o telefone de sua casa foi grampeado. Tais fatos levam à reflexão de como são infelizes as comparações que se fazem entre o ex-Beatle e outros músicos no quesito participação em movimentos sociais. Fazer um show com ingressos caríssimos e dedicar poucos minutos para comentar como é chato que pessoas passem fome na África mal pode ser considerado um esforço pelo bem-estar da humanidade.

O único problema está no atraso desse lançamento no circuito brasileiro de cinema. O ano de produção de Os EUA x John Lennon é 2006 e tal demora se reflete em alguns depoimentos, que comparam a postura de Nixon com a de George W. Bush, presidente na época em que os relatos foram gravados. Tais críticas parecem fora de lugar, uma vez que a Casa Branca tem um novo morador há mais de um ano.

Mesmo atrasado, vale muito a pena assistir ao documentário, principalmente pelo aspecto histórico que retrata a sociedade paranoica dos anos 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário