quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Guerra ao Terror




Sinopse: William James e sua equipe desempenham diversas missões de desarmamento de bombas no Iraque. Nesse conflito, toda pessoa pode ser o inimigo e qualquer objeto pode ser uma bomba.


Ficha Técnica
Guerra ao Terror (The Hurt Locker)
Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro: Mark Boal
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty
Duração: 131 minutos



Questão de timing
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )


De tempos em tempos surgem na produção cinematográfica grandes filmes de guerra que mostram os desdobramentos do conflito armado na vida das pessoas ligadas de forma direta ou indireta a ele. Guerra ao Terror (The Hurt Locker) é o encarregado dessa nobre missão quando o assunto é a investida bélica estadunidense no Oriente Médio.

O protagonista é um militar de temperamento difícil especialista em desarmar bombas. Por causa de seu ofício, os fãs do gênero serão presenteados com uma grande quantidade de cenas tensas. Nesses momentos, a ameaça a qual os soldados são expostos não é apenas o explosivo em si, mas todos ao redor. Com isso, a diretora Kathryn Bigelow (K-19) mostra seu talento para cenas de ação.

Mesmo com uma carreira longa, Kathryn só ganhou reconhecimento com seu último trabalho. Exatamente esse motivo – e a falta de atores famosos para alavancar o filme – foi o responsável pelo lançamento desse título diretamente no mercado de DVDs, a princípio. Mesmo assim, há alguns rostos bem conhecidos em participações especiais, o que é um elemento-surpresa bem interessante.

Guerra ao Terror é uma produção altamente competente em sua proposta, mas não oferece novidades marcantes na linguagem ou no conteúdo. As premiações que está angariando são decorrentes do tempo em que essa fita é lançada. Com a estadia das tropas no Oriente Médio sendo sempre estendida, um filme desse calibre serve como voz de muitas famílias que sofrem com a situação.

Portanto, quem gosta de filmes de guerra certamente não se decepcionará. Por outro lado, quem espera que esse seja o melhor título sobre o assunto nos últimos anos precisa baixar as expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário