quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Up – Altas Aventuras

por Edu Fernandes

Sinopse: Depois de ficar viúvo, Carl amarra balões em sua casa para que ela voe. Ele gosta de ficar sozinho, mas o pequeno Russell acaba embarcando na casa voadora.


Spoilerômetro:

Ficha técnica:
Up – Altas Aventuras (Up)
Roteiro e Direção: Pete Docter, Bob Peterson
Elenco: Edward Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai, Bob Peterson
Duração: 96 minutos


Ao filme, só elogios

Existem alguns eventos que são fixos no decorrer de todos os anos. No Natal, comemos peru e panetone. No Dia das Mães, reunimos a família na casa da vó. E “em fevereiro, tem Carnaval”. Até o ano passado poderíamos incluir mais um evento na lista: em junho ou julho costumávamos nos emocionar e elogiar a nova animação da Pixar. Infelizmente isso é passado, pelo menos para os brasileiros. A Disney decidiu lançar Up – Altas Aventuras (Up) apenas em setembro, sendo que o filme estreou nos Estados Unidos em maio.

Esse atraso desrespeitoso foi ocasionado por uma decisão esquisita da Disney. Por causa da disputa por salas 3D, e para não concorrer com outros filmes da casa (especialmente Jonas Brothers) que usam essa tecnologia, o filme da Pixar foi adiado por meses. Uma lástima, para dizer o mínimo.

Outra crítica que pode ser feita à distribuidora é no quesito adaptação de título. O subtítulo que essa animação recebeu, além de ser brega, deve cair no esquecimento da mesma maneira que aconteceu com Moulin Rouge e Peixe Grande. Os subtítulos desses filmes não serão reproduzidos aqui por razões óbvias.

Para quem gosta de cinema e vê que Up é uma obra que ficará para a posteridade, falar mal da empresa que coloca essa produção no cinema não chega a ser um problema. No que tange à qualidade da fita, que é o que realmente interessa, a palavra impecável é apropriada. A técnica de animação, como já é de costume, é lindíssima e alguns cenários podem facilmente ser confundidos com fotografias.

Outra área de excelência da Pixar são os roteiros. Com Up, a empresa parece cada vez mais caminhar em direção de realizações para um público mais maduro. Prova disso é que nos Estados Unidos as crianças só poderiam adentrar na sala de exibição acompanhada dos pais, assim como aconteceu com Os Incríveis (2004). Outro fato que deve ser ressaltado é que a comunidade cinematográfica também já reconhece a qualidade desse tipo de produção – Up foi a primeira animação a abrir o Festival de Cannes, o mais prestigiado na área.

Trata-se da primeira empreitada da Pixar nas projeções em 3D. Usando muito bem a profundidade da tela, esse fator poderá ser um atenuante para quem estiver muito desgostoso com as decisões arbitrárias da Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário