sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus




Sinopse: Dr. Parnassus é o dono de uma companhia teatral decadente. Conforme o aniversário de 16 anos de sua filha se aproxima, ele teme que tenha de pagar uma dívida diabólica.

Ficha Técnica
O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus)
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Terry Gilliam, Charles McKeown
Elenco: Christopher Plummer, Heath Ledger, Johnny Depp, Colin Farrell, Jude Law, Lily Cole, Tom Waits, Andrew Garfield
Duração: 122 minutos

Show de imagens
 por Edu Fernandes 

(Spoilerômetro: )

O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus) é um grandioso deleite para os olhos, já que o filme aproveita todas as oportunidades que o roteiro oferece para apresentar ousadias visuais. Muitas vezes com computação gráfica, mas em outros momentos recorrendo para os bons e velhos cenários concretos; a identidade visual do projeto está muito alinhada. As outras áreas visuais, além da cenografia, também favorecem a atmosfera onírica do longa. Os figurinos, a maquiagem e a iluminação parecem saídos de outro mundo.

O teor fantástico da história está apoiado em elementos que já fazem parte do imaginário coletivo aliados com uma criatividade inovadora. Isso começa com o próprio espelho que serve de portal para o mundo imaginário, remetendo ao livro Alice no País do Espelho, continuação do País das Maravilhas.

Tudo o que acontece quando os personagens entram no tal mundo imaginário parece ter sido tirado da mente de um artista surrealista, com alegorias e simbolismos profundos – além de bem-vindas alusões a outras obras fantasiosas, como o musical Mary Poppins (1964).

Mesmo com suas qualidades, o que mais gera curiosidade em torno de O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus é o fato de ser o último trabalho de Heath Ledger (O Cavaleiro das Trevas). O que é ainda mais triste é que ele novamente esbanja talento e relembra os cinéfilos por que ele deixa tantas saudades. Felizmente o roteiro foi muito bem reescrito e as entradas dos substitutos de peso não ficaram forçadas.

A fantasia do filme é tão forte que quem se interessa por esse tipo de produção ficará com vontade de assisti-lo novamente para absorver mais conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário