sexta-feira, 19 de março de 2010

Hunger


Filme exibido na Mostra Zona Livre (SP). 

Sinopse: Na década de 1980, os pioneiros do IRA eram considerados presos comuns na Irlanda do Norte. Querendo o status de presos políticos, os revolucionários fizeram greve de fome e de banho.


Ficha Técnica
Hunger
Direção: Steve McQueen
Roteiro: Steve McQueen, Edna Walsh
Elenco: Stuart Graham, Brian Milligan, Liam McMahon, Michael Fassbender
Duração: 96 minutos
País: Reino Unido, Irlanda


Teje preso!
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Uma das características mais interessantes do cinema é fazer o espectador vivenciar uma experiência que nunca teve. Praticamente toda a ação de Hunger se passa dentro de um presídio e o ritmo lento consegue fazer com que se sinta a sensação de prisão e impotência que uma penitenciária impõe sobre o sujeito.

Há enquadramentos bonitos e se usa mudanças de foco com bom-gosto. Além de plástico, em algumas oportunidades eles traçam paralelos entre a situação dos prisioneiros e dos carcereiros.

O roteiro não segue uma linha tradicional e não é possível seguir do começo ao fim a jornada de um personagem. Começa-se com um policial, segue para um par de companheiros de cela e termina no líder entre os presos. Uma ferramenta interessante para que o ritmo arrastado, tão importante para causar a impressão de encarceramento, não prejudique o filme como um todo.

No entanto, no terço final da produção, essa mesma desaceleração narrativa acaba soando como preguiça cinematográfica. Há duas cenas em seqüência que deixam bem claro essa impressão. Um prisioneiro dialoga com um padre por longo tempo e há uma tomada de mais de 16 minutos, em que a câmera fica totalmente estática. Todo o trabalho do diretor nesse momento foi conferir se os atores acertavam suas falas e só. O mesmo trabalho de um espectador de teatro! Logo em seguida, um guarda limpa um corredor de celas e se mostra todo o processo. Cadê a síntese?

É uma pena que essas falhas fiquem clara no final. Perdendo o interesse pelo movimento dos presos, é difícil se envolver com o desfecho.

Dudenet: Para ver como o conflito Inglaterra-Irlanda do Norte já acontece há muito tempo, confira Ventos da Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário