segunda-feira, 15 de março de 2010

Sonhos Roubados

Filme exibido no 6º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional.


Sinopse: Jessica, Sabrina e Daiane tem sonhos, como todas as garotas. Por morarem em uma favela carioca, encontram na prostituição uma forma de obter dinheiro para satisfazes seus desejos de consumo.


Ficha Técnica
Sonhos Roubados
Direção: Sandra Werneck
Roteiro: Eliane Trindade
Elenco: Nanda Costa, Amanda Diniz, Kika Farias
Duração: 85 minutos
País: Brasil


“O Rio de Janeiro continua sendo...”
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Muitas pessoas se dizem cansadas de ver tantos filmes nacionais que falam da pobreza nordestina ou das favelas. Considerando que esse é exatamente o tema de Sonhos Roubados, é preciso achar qualidades que justifiquem mais uma produção com esse assunto.

O novo trabalho de Sandra Werneck (Cazuza) reúne algumas características que podem ser percebidas em outros filmes nacionais. O bom uso de não-atores é uma delas, com destaque para Nanda Costa que levou o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio 2009. Essa tendência foi muito bem apresentada por Cidade de Deus (2002) e traz resultados bem verdadeiros, quando esses novatos são bem dirigidos.

Além dos jovens, há espaço para a estreia de MV Bill como ator. Claro que resultados semelhantes ao de Paulo Miklos em O Invasor (2002) são extremamente raros, mas Bill convence em cenas bem difíceis para um estreante.

Finalmente, Sonhos Roubados pode ser considerado uma versão carioca de Linha de Passe, embora tenha mais esperança em seu conteúdo. Enquanto os paulistas usaram uma família para retratar vários aspectos da periferia, agora se vê em três amigas traços da juventude marginalizada do Rio de Janeiro.

Sandra Werneck mostra novamente seu maior mérito: fazer filmes sólidos e de qualidade que conseguem dialogar com o grande público. Mais cineastas desse tipo são necessários em nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário