quinta-feira, 11 de março de 2010

Ilha do Medo






Sinopse: Em 1954, o agente federal Teddy Daniels está investigando o desaparecimento de uma interna de uma unidade prisional para doentes mentais. No entanto, parece que a Ilha Shutter esconde mais segredos.


Ficha Técnica
Ilha do Medo (Shutter Island)
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Laeta Kalogridis
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Michelle Williams
Duração: 138 minutos
País: EUA


Tudo na cabeça
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Quem assiste ao trailer abaixo logo pensa que Ilha do Medo (Shutter Island) é um filme de terror. Levando em conta Cabo do Medo (1991), já se sabe como Martin Scorsese consegue incutir tensão em um filme. No entanto, seu novo trabalho não é para assustar. Portanto, o primeiro passo é não acreditar no trailer.

A classificação mais honesta seria um thriller psicológico – e dos bons. Não há qualquer aura sobrenatural e sim um pouco de mistério e sentimento de conspiração das brabas. Nesse sentido, podemos comparar essa produção com Um Corpo que Cai (1958), do mestre Hitchcock.

Os segredos são aos poucos revelados e algumas dicas deixam fácil para que o espectador já tenha ideias do que está acontecendo no presídio. Mesmo assim, não é preciso desanimar já que a trama é muito bem amarrada e cheias de detalhes. Certamente haverá alguma surpresa no final.

Aliás, é nesse momento em que Ilha do Medo peca. As revelações finais são alongadas mais do que o desejado. Algumas ferramentas de edição e síntese poderiam sem empregadas para agilizar o desfecho e até ganhar mais impacto. É claro que a relativa vagarosidade do filme não se compara ao teste de paciência que são os mistérios de uma certa ilha de um seriado televisivo.

A loucura dos detentos se mistura aos segredos por trás da locação e os sonhos do protagonista. As mentes perturbadas dos prisioneiros se misturam aos próprios traumas do investigador e a plateia é convidada para uma irresistível viagem psicológica. Bom proveito e boa sorte no retorno.




Dudeshop:
• Livro Ilha do Medo, de Dennis Lehane (Companhia das Letras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário