quarta-feira, 31 de março de 2010

Chico Xavier



Sinopse: A vida de Chico Xavier, ícone do Espiritismo no Brasil. As dificuldades da infância, quandoo julgavam louco, a falta de aceitação de pessoas de outras crenças e a fama conseguida com seus livros psicografados.


Ficha Técnica
Chico Xavier
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Marcos Bernstein
Elenco: Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Matheus Costa, Tony Ramos, Christiane Torloni, Giulia Gam, Letícia Sabatella, Luís Melo, Pedro Paulo Rangel, Giovanna Antonelli, André Dias, Paulo Goulart
Duração: 124 minutos
País: Brasil


Fatores de sucesso
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )


Analisando o histórico das bilheterias de filmes nacionais desde a Retomada, os especialistas apontam algumas características frequentes entre os campeões de bilheteria. O filme Chico Xavier contempla vários desses conhecidos aspectos, e aponta para a consolidação de um novo tema nas histórias que os cineastas brasileiros contam nas telas.

A participação da Globo Filmes na produção normalmente garante alguma ajuda no número de ingressos vendidos. O grupo de comunicação domina muitas mídias e assegura a divulgação de mensagens publicitárias sobre a fita. Também se percebe que produções de outras empresas são deliberadamente esquecidas por esses mesmos meios de comunicação em uma atitude questionável.

Outro ponto que atrai público é o elenco, com estrelas que já são conhecidos pelos noveleiros. No quesito qualidade, vale ressaltar que as atuações dos intérpretes do protagonista estão convincentes. De forma geral, Chico Xavier tem um compromisso com a realidade, remontando cenas reais que podem ser comparadas com imagens de arquivo durante os créditos finais.

Com o sucesso surpreendente de Bezerra de Menezes, o resultado desse filme e de Novo Lar (a ser lançado em alguns meses) podem estabelercer uma nova temática no cinema brasileiro: as produções espíritas. Nesse campo, o roteiro toma cuidado para não tentar converter ou ofender os espectadores de outras religiões. O filme foca-se na pureza de coração do medium e constroi uma bonita história sobre a fé, independente de qual doutrina é seguida.




Dudeshop:
• Livro Chico Xavier: O Livro do Filme de Daniel Filho, de Marcel Souto Maior (Ed. Leya)

Nenhum comentário:

Postar um comentário