segunda-feira, 22 de março de 2010

Icons Amog Us

Filme exibido no In-Edit Brasil 2010.


Sinopse: O jazz foi sem dúvida a música mais viva, criativa e revolucionária do século 20. Neste documentário, a nova geração de músicos reflete a importância do gênero na música atual e os novos caminhos de um estilo nascido para evoluir.


Ficha Técnica
Icons Amog Us
Direção: Lars Larson, Michael Rivoira, Peter J. Vogt
Roteiro: Kristian R. Hill, Michael Rivoira, Peter J. Vogt
Elenco: -documentário-
Duração: 93 minutos
País: EUA


Jam session
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Às vezes é extremamente perigoso tentar resumir um filme em apenas uma frase, mas se pode dizer sem pestanejar que Icons Amog Us abraça toda a complexidade do jazz, seu objeto de estudo. Já no começo o documentário mostra que os limites desse gênero musical são muito leves, sendo impossível dizer que tal artista está distante demais do que seria o jazz puro.

Outra prova de como o filme se assemelha ao jazz é ambos são uma obra coletiva. É claro que a esmagadora maioria da produção cinematográfica não é feita com uma pessoa só, mas nesse filme há uma peculiaridade: três diretores e três roteiristas.

Há com certeza uma riqueza de depoimentos e apresentações musicais que muitas vezes servem de fundo para os relatos. Artistas de vários estilos, gerações e origens dão suas opiniões. O problema é que muitos deles viajam demais em suas ideias e fica difícil seguir a linha de raciocínio. Parece que estamos falando com pessoas conectadas em outra sintonia e o diálogo não se estabelece.

Assim como o jazz não vive sem improvisações, Icons Amog Us também faz suas digressões. O lado social e cultural da música, a concepção das obras, o sustento dos instrumentistas e muitos outras questões são abordadas. Muitas vezes o foco se perde e até esquecemos qual o objetivo principal do filme.

No entanto, a maior chateação desse documentário está em algumas performances altamente virtuosas. Sabe aquelas partes dos shows musicais em que o espectador tem a impressão que apenas os músicos estão se divertindo com seus solos intermináveis? Então, tem vários desses no decorrer do filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário