sábado, 13 de março de 2010

Gran Torino






Sinopse: Depois que seu carro sofre uma tentativa de roubo, Walter resolve orientar seu jovem vizinho para o caminho certo.


Ficha Técnica
Gran Torino
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Nick Schenk
Elenco: Clint Eastwood, Christopher Carley, Bee Vang, Ahney Her
Duração: 116 minutos


Repensando o estigma
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: último parágrafo)

Clint Eastwood já foi alvo de piadas em mesas de bar por causa da repetição dos personagens que interpretava em inúmeras produções, sempre sendo o forasteiro solitário e misterioso que acabava trazendo justiça. Em Gran Torino não poderia ser muito diferente, só que dessa vez ele é um estranho em sua própria vizinhança.

Com a imigração massiva de orientais para o bairro onde o conservador Walter viveu toda a sua vida, ele acabou ficando para trás. A bolha de isolamento do veterano de guerra estoura quando a delinqüência juvenil bate à porta de sua garagem. Nesse ponto ele é convocado a fazer o que fez por toda sua carreira: justiça.

O Dirty Harry que emocionava as massas em salas de cinema de décadas passadas envelheceu. Não só Clint, com quase 80 anos, mas o conceito por trás desse tipo de herói não faz mais sentido. Para driblar a passagem de tempo, a ferramenta escolhida é o humor. Por vezes, um mero murmúrio de Walter desaprovando as vestimentas da nova geração é suficiente para arrancar risadas da platéia. A figura do padre é outro ponto cômico bem utilizado e os fãs de Dr. House com certeza simpatizarão com Walter.

As piadas que permeiam o roteiro deixam o filme muito mais leve. Para quem acha que as direções de Clint Eastwood (Cartas de Iwo Jima) são muito arrastadas e nada empolgantes para ver repetidas vezes, Gran Torino será um sopro de ar fresco.

Quem acompanhou as diversas aventuras dos personagens interpretados por Clint Eastwood já está acostumado aos tiroteios. Agora ele segue um caminho muito diferente, só dá um tiro, com quase duas horas de filme – e acidentalmente. Em seu papel de despedida como ator, Clint parece procurar redenção no final de Gran Torino. Além de se oferecer para o sacrifício, ele utiliza a violência que existe dentro de seus inimigos para resolver o conflito de uma forma inteligente e emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário