quinta-feira, 4 de março de 2010

Jards Macalé – Um Morcego na Porta Principal




 

Sinopse: A trajetória do músico e compositor Jards Macalé, personagem controverso da cultura brasileira nas últimas quatro décadas.



Ficha Técnica
Jards Macalé – Um Morcego na Porta Principal
Roteiro e Direção: Marco Abujamra, João Pimentel
Elenco: -documentário-
Duração: 71 minutos
País: Brasil


Alinhado ao tema
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Jards Macalé é um cantor e compositor conhecido por poucos: ele não é o autor de canções de sucesso ou de repercussão nas massas. Mesmo assim, sua importância na cultura brasileira pode ser mensurada pela magnitude dos parceiros que teve em sua carreira. Entre eles estão Maria Betânia, Paulinho da Viola e Moreira da Silva.

Portanto, uma figura dessa merece ser assunto de um dos vários documentários musicais que cineastas brasileiros estão produzindo, certo? Certo! Dessa forma, todos aqueles que não conhecem esse artista poderão ir ao cinema e ver Jards Macalé – Um Morcego na Porta Principal e saírem da sessão informados, certo? Errado!

Jards Macalé é um músico excêntrico e o documentário resolve adotar essa linha de raciocínio também. Ruim para quem quer vídeo-aula, mas bom para quem quer cinema com certa dose de ousadia.

A excentricidade do filme pode ser percebida em vinhetas que passam por cima de polêmicas causadas por Jards ou por movimentos artísticos como a Tropicália. Tais passagens não se preocupam em explicar aos não-iniciados os conceitos envolvidos, explorando apenas as possibilidades visuais.

Já a excentricidade do objeto de estudo pode ser apreciada logo na primeira cena, quando Macalé ameaça processar os realizadores do documentário se tudo não sair de acordo com seus próprios critérios.

Além de depoimentos de vários artistas e da mãe de Jards, o filme procura divertir com algumas histórias bem engraçadas e apresentações musicais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário