sábado, 13 de março de 2010

Criação



Sinopse: Charles Darwin está conduzindo as pesquisas e experimentos para escrever A Origem das Espécies. Seu dilema é balancear as idéias de vanguarda com a fé religiosa de sua esposa.


Ficha Técnica
Criação (Creation)
Direção: Jon Amiel
Roteiro: John Collee
Elenco: Paul Bettany, Jennifer Connelly, Jeremy Northam, Martha West
Duração: 108 minutos
País: Reino Unido


Drama X Ciência
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Com A Origem das Espécies, o naturalista inglês Charles Darwin trouxe ao mundo uma ideia revolucionária. A prova do alcance do darwinismo está nos campos em que seus escritos geram discussões. Além da biologia, Darwin é assunto de teologia, sociologia e filosofia. Por essa razão, não é um absurdo esperar que o filme que narre a confecção de um livro dessa importância abra espaço para discussões desse nível de complexidade. No entanto, Criação (Creation) não passa de um drama familiar muito mediano.

Um bom exemplo de uma fita sobre a escrita de um livro que relaciona o conteúdo literário com o gênero cinematográfico é Zodíaco. Falando da caçada a um serial killer, a produção dirigida por David Fincher é um thriller policial.

Criação procura emoção onde não é sua jurisdição. Ao invés de investir no impacto que os escritos de Darwin teriam na sociedade da época, o foco recai na morte de Annie, a filha mais velha da família. A tragédia realmente afetou a vida do cientista e há muita fidelidade com os acontecimentos reais, mas a ciência não poderia ser deixada de lado.

Se todos os sonhos fantasiosos e os diálogos imaginários entre Charles e Annie fossem substituídos por passagens reais, quem conhece um pouco a história ficaria mais contente. A famosa viagem do Beagle às Ilha Galápagos, por exemplo, é resumida a poucos flashbacks aqui e ali.

Criação peca por não cumprir sua primeira obrigação: dialogar com os conhecedores da obra de seu personagem principal. Provavelmente só quem for arrastado ao cinema por um darwinista é que poderá aproveitar o filme.




Dudeshop:
• Livro A Origem da Espécie, de Charles Darwin (Ed. Larousse do Brasil)
• Livro Aventuras e Descobertas de Darwin a Bordo do Beagle: 1832-1836, de Richard Keynes (Ed. Jorge Zahar)

2 comentários:

  1. Me desculpe, mas foi uma crítica infeliz.
    O assunto escolhido pelo que percebi, foi como uma mente de um cientista, observador de fenômenos e pesquisador da natureza pôde conseguir, em meio à crença da época e de sua família, escrever uma obra tão importante para a humanidade sem perder a sanidade. E perceber que o conflito entre a morte de sua filha, foi um conflito entre ele e Deus. Sem esquecer que a sua filha perfeita era resultado de um cruzamento entre familiares próximos, como suas proprias experiencias com pombos, bem como suas visões da natureza.
    Qual o propósito disso tudo? Por que estamos aqui? O que nos faz assim? A Criação é ele, os filhos, o livro o casamento, é Deus, é a cultura, os hábitos, a medicina, a genética, a ciencia, a religião, vc, eu, o próximo, o fenômeno.
    O senhor assistiu o filme, mas não saiu daquela casa onde se passa a história. Saia e veja o mundo.
    Filme 5 esctrelas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anômimo,
    Concordo com os desdobramentos que você apontou no roteiro de Criação.
    O problema encontrado foi na forma em que tal conflito foi apresentado, como um drama familiar. Se houvesse mais debates de ideias, acredito que o filme estaria mais alinhado com as expectativas do público-alvo que se espera quando o assunto é a vida de um cientista.
    Abraço

    ResponderExcluir