terça-feira, 24 de abril de 2012

As Idades do Amor: Ordem dos fatores

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)



Por não ser uma ciência exata, o cinema tem resultados distintos se a ordem dos fatores por alterada. As Idades do Amor (Manuale d'am3re) prova ter inteligência ao ordenar suas histórias de maneira a manter o espectador interessado em saber o que vem a seguir.

A primeira história de amor apresentada traz um elenco jovem e atraente. Roberto (Riccardo Scamarcio, de O Primeiro que Disse) é um advogado que está prestes a se casar. Ele vai a uma pequena cidade durante uma viagem de trabalho e fica maravilhado pelo local. O coração de Roberto é conquistado pelo estilo de vida da população e especialmente fascinado por Micol (Laura Chiatti, de Um Lugar Qualquer).

O rapaz envolve-se nesse caso adúltero, mas não é julgado pelo roteiro. A mensagem de As Idades do Amor é que o coração não segue as mesmas regras que a sociedade. Segundo o filme, o ser humano não tem controle total sobre suas ações e sentimentos.

A segunda história também traz o adultério como tema. Fabio (Carlo Verdone, de Grande, Grosso e Verdone) é um âncora de televisão que se envolve com a instável Eliana (Donatella Finocchiaro, de Baarìa), apesar de ser um homem casado. A esperteza está em deixar o enredo mais fraco exatamente no meio do filme, quando o público já sabe que é possível melhorar.


Finalmente, As Idades do Amor termina com uma história mais sentimental e menos sexual, além de contar com os nomes mais conhecidos do elenco. Adrian (Robert De Niro, de Os Especialistas) é um americano que está morando na Itália. Ele se apaixona por Viola (Monica Bellucci, de A Informante), filha de seu amigo. O amor entre os dois floresce independente da diferença de idade entre eles.

Os grandes astros funcionam como isca e, por isso, ficam no final da projeção. Se a ordem dos enredos fosse inversa, boa parte do público logo perderia o interesse e abandonaria a sala de cinema depois do primeiro terço do filme.


As Idades do Amor (Manuale d'am3re)
Direção: Giovanni Veronesi
Roteiro: Ugo Chiti, Giovanni Veronesi
Elenco: Robert De Niro, Monica Bellucci, Riccardo Scamarcio, Michele Placido, Laura Chiatti, Donatella Finocchiaro, Valeria Solarino, Carlo Verdone, Marina Rocco
Duração: 125 minutos
País: Itália

Nota: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário