quarta-feira, 18 de abril de 2012

American Pie: O Reencontro: Perdido no tempo

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


O quarto filme da série American Pie (não dá para aceitar os spin-offs) certamente foi lançado tarde demais. Para começar, é inserida no roteiro uma desculpa para justificar uma reunião dos personagens 13 anos depois de formados. Entretanto, os problemas não param por aí em American Pie: O Reencontro (American Reunion).

Logo na primeira cena, ouve-se uma balada de R.Kelly, uma música que de cara não se associa a comédias. A aparente disparidade pode ser vista nos atuais filmes do gênero, como os produzidos pela turma de Todd Phillips (Se Beber, não Case) e Judd Apatow (Superbad). Por aí, e em outros momentos, percebe-se que a produção flerta com a evolução da comédia desde que a franquia estreou.


Se a substituição das músicas jovens dos filmes anteriores causa preocupação, os fãs podem ficar tranquilos que o longa mantém-se fiel a outras características da série. Muitos personagens conhecidos fazem participações e há referências aos acontecimentos passados. Esses elementos funcionam como uma homenagem a quem acompanhou a série. Felizmente não há necessidade de ver os spin-offs.

O que faz falta em American Pie: O Reencontro é a ausência das “situações-bola-de-neve” vivenciadas por Jim (Jason Biggs, de Amigos, Amigos, Mulheres à Parte). As cenas mais hilárias dos filmes anteriores eram as enrascadas extremas nas quais o protagonista se metia. No novo enredo, há momentos constrangedores para ele, mas as situações são solucionadas sem grandes problemas, ao contrário do que estávamos acostumados a ver.

Para finalizar, mais uma vez os conflitos de Kevin (Thomas Ian Nicholas, de Sentimento de Culpa) são os mais desinteressantes de todo o filme.


American Pie: O Reencontro (American Reunion)
Roteiro e Direção: Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg
Elenco: Jason Biggs, Alyson Hannigan, Chris Klein, Thomas Ian Nicholas, Tara Reid, Seann William Scott, Mena Suvari, Eddie Kaye Thomas
Duração: 113 minutos
País: EUA

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário