Uma atriz-problema é dirigida por um cineasta vaidoso. Com essa premissa, Sete Dias com Marilyn (My Week with Marilyn) garante conflitos explosivos. O desafio do filme é equilibrar personagens tão fortes em cena.
Para isso, a história é contada pelo ponto de vista de um protagonista enfraquecido: o herdeiro de uma família rica com sonhos cinematográficos. Colin Clark (Eddie Redmayne, de Morte Negra) é o terceiro assistente de direção de O Príncipe Encantado (1957). O filme de Laurence Olivier (Kenneth Branagh, de Operação Valquíria) marcou a estreia de Marilyn Monroe (Michelle Williams, de Namorados para Sempre) no cinema britânico. Nele, ela tenta afirmar-se como grande atriz e não apenas um símbolo sexual.
Pelos olhos de Colin, o espectador pode apreciar as incompatibilidades entre a musa loira e o diretor shakespeariano. Os personagens são retratados com suas virtudes tão grandes quanto seus defeitos. Essa sinceridade insere o público dentro do set de O Príncipe Encantado, que na época da gravação se chamava O Príncipe Adormecido.
Muito já se especulou sobre a mente de Monroe. Sete Dias com Marilyn a pinta como uma mulher depressiva e dramática. É como se os versos da canção “Only Happy When It Rains” (cujo um dos versos inspira o título deste texto), da banda Garbage, fosse escrita pelo próprio espírito da atriz.
Nas cenas do filme, Marilyn atrasa as gravações, dá chilique, faz exigências e causa diversos problemas. A personagem parece gostar de complicar as situações e poderia ser facilmente rejeitada pela plateia. Felizmente tem-se o talento de Michelle Williams para que o espectador apenas fique fascinado pela presença e hipnotizado pela personalidade de Monroe. A sensação é de estar diante do sorriso de Monalisa.
Sete Dias com Marilyn (My Week with Marilyn)
Direção: Simon Curtis
Roteiro: Adrian Hodges
Elenco: Michelle Williams, Eddie Redmayne, Julia Ormond, Kenneth Branagh, Toby Jones, Dougray Scott, Dominic Cooper, Judi Dench, Zoë Wanamaker, Emma Watson
Duração: 99 minutos
País: Reino Unido, EUA
Nota: 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário