domingo, 8 de abril de 2012

Cuíca de Santo Amaro: Personagem multifacetado

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quando o tema de um documentário é uma pessoa, há diversas maneiras de se retratar esse protagonista. Cuíca de Santo Amaro traça um caminho interessante para apresentar e esmiuçar a complexidade de seu personagem-título.

Na Salvador das décadas de 1930 e 1940, Cuíca ganhava a vida como cordelista. Seus livretos continham notícias escandalosas sobre acontecimentos da capital baiana. Em diversas oportunidades, tais escândalos eram protagonizados por figuras da alta sociedade soteropolitana. Por essa razão, e pela forma chamativa e escandalosa que anunciava seu produto, Cuíca era um homem admirado e odiado na mesma proporção.

O documentário explora as excentricidades sobre Cuíca para, em um primeiro momento, transformar o protagonista em um mito. Quando Cuíca entrava em um bonde para anunciar seus cordéis, as mães tapavam os olhos das crianças. Esse tipo de fascínio e a falta de informação sobre o homem nessa parte do filme formam a imagem folclórica de Cuíca.

Mais adiante, quando são apresentados dados pessoais, começa a se traçar o homem. Todavia, a verdadeira genialidade de Cuíca de Santo Amaro se dá em um terceiro momento, quando o mito do início é desconstruído.

O documentário não cai na armadilha de se deslumbrar por seu tema e falhar em construir um retrato completo. Em seu final, Cuíca de Santo Amaro mostra o lado menos ético do personagem-título. As chantagens e os negócios questionáveis do cordelista não ficam de fora do filme.

Para fechar com chave de ouro, o documentário ainda compara o comportamento editorial de Cuíca com os grandes veículos de imprensa, que muitas vezes colocam seus interesses políticos e econômicos na frente do compromisso com a informação ao seu leitor.

Cuíca de Santo Amaro
Roteiro e Direção: Joel de Almeida, Josias Pires
Elenco: -documentário-
Duração: 74 minutos
País: Brasil

Nota: 8

Cuíca de Santo Amaro foi visto no É Tudo Verdade 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário