quarta-feira, 25 de abril de 2012

Slovenian Girl: Protagonista problema

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


O que se espera de um protagonista é que se possa torcer por ele e que se simpatize com seus objetivos, mesmo quando se trata de um anti-herói. Slovenian Girl (Slovenka) não é bem-sucedido nesse quesito.

A protagonista do filme é Aleksandra (Nina Ivanisin), uma estudante que ganha a vida como garota de programa. Prostitutas são frequentemente tratadas como heroínas em vários filmes (em livros e outros meios também). O problema da jovem é que ela usa o sexo (ou apenas a sedução) para tirar outras vantagens além dos seus encargos.

A ideia do filme é mostrar que há mais tipos de prostituição do que a tradicional “mulher da vida”. Ao passar essa mensagem com uma protagonista manipuladora, que não parece estar realmente disposta a resolver seus outros problemas, cria-se antipatia no público.


No momento em que não se consegue torcer pelo personagem principal, acontece o inevitável: o espectador direciona sua simpatia para um coadjuvante. Nessa situação, o sortudo é o pai de Aleksandra.

Edo (Peter Musevski) é um senhor de meia idade que foi abandonado pela mulher. Ele mantém uma relação saudável com sua filha, mas não sabe que ela faz programas para ganhar dinheiro. Ele se reúne com seus amigos e decide reviver a banda de rock que tinham juntos.

Edo é tão eficiente na tarefa de conquistar a plateia que chegamos a ficar com vontade de que ele fosse o verdadeiro protagonista de Slovenian Girl.


Slovenian Girl (Slovenka)
Direção: Damjan Kozole
Roteiro: Damjan Kozole, Matevz Luzar, Ognjen Svilicic
Elenco: Nina Ivanisin, Peter Musevski, Primoz Pirnat, Marusa Kink, Uros Furst, Dejan Spasic, Aljosa Kovacic
Duração: 90 minutos
País: Eslovênia, Alemanha, Sérvia, Croácia, Bósnia Herzegóvina

Nota: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário