sábado, 26 de novembro de 2011

Os Especialistas: Atrativos em ponto de bala

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Filmes de trabuco formam um gênero cinematográfico que pode ser visto na programação televisiva nas noites de domingo para ajudar os marmanjos a encarar a semana que se inicia em breve. Os Especialistas (Killer Elite) tem todos os ingredientes para cair no gosto dos apreciadores desse tipo de filme.

O protagonista (Jason Statham, de Assassino a Preço Fixo) é um homem solitário que quer deixar para trás seu passado de matanças. No entanto, ele se vê obrigado a voltar à ativa quando seu mentor (Robert De Niro, de As Duas Faces da Lei) é capturado. Sua missão final será atrapalhada por um vilão implacável (Clive Owen, de Trama Internacional).

A ação do filme se divide entre as ruas de uma grande cidade (Londres) e locações exóticas de um país pouco conhecido do grande público (Omã). Durante o cumprimento de sua missão, o protagonista se envolve em assassinatos bem planejados, perseguições empolgantes e muita porrada.


Para dar uma maior justificativa para seu enredo, é anunciado que o filme conta uma história baseada em acontecimentos reais. É nesse ponto que há o exagero passa dos limites em Os Especialistas. O filme é inspirado no livro The Feather Men, que nunca deu provas suficientes sobre a autenticidade de sua trama.

Para deixar ainda mais longe de uma possível verdade, existem enormes diferenças entre o que se lê no livro e o que se vê no filme. O protagonista é outro e o espaço de tempo no qual a história se desenvolve é muito menor na fita. Aí fica totalmente impraticável o rótulo de “baseado em uma história real”.




Os Especialistas (Killer Elite)
Direção: Gary McKendry
Roteiro: Matt Sherring
Elenco: Jason Statham, Clive Owen, Robert De Niro, Dominic Purcell, Aden Young, Yvonne Strahovski
Duração: 116 minutos
País: EUA, Austrália

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário