quarta-feira, 4 de abril de 2012

Com Amor, Carolyn: Nós que aqui estamos

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A exaltação de heróis jovens que vivem no limite é uma constante na cultura pop. O estilo de vida despreocupado e inconsequente é mostrado em livros, filmes e outros meios como uma forma de ir contra o sistema. O que essas obras normalmente se esquecem de discutir são as consequências que esses heróis românticos trazem às pessoas que os cercam.

O documentário Com Amor, Carolyn (Love Always, Carolyn) nada contra a maré tresloucada e apresenta Carolyn Cassady, esposa de Neal Cassady e amante de Jack Kerouac. Carolyn merece um documentário porque o herói do livro Pé na Estrada, escrito por Jack, é baseado na personalidade de Neal. Para “inspirar” o autor, Neal abandonou sua mulher com os filhos pequenos e partiu em uma viagem sem rumo. A jornada de Cassady é considerada um marco para a geração beat.

Tanto o escritor quanto o viajante cumpriram a sina dos heróis inconsequentes. Ambos morreram jovens, com menos de 50 anos, depois de muito abuso de drogas. As diretoras explicam que o objetivo do filme é “aprender os efeitos colaterais da fabricação de um herói e a condição fugaz da fama”.

Hoje, com quase 90 anos de idade, Carolyn vive graças a renda por seu livro Off The Road, onde narra sua vivência com Neal e Jack, e participações em eventos que homenageiam seu marido. Com recursos limitados, ela amarga a solidão de seus últimos dias.

A família tenta achar maneiras de tirar proveito da memória de Neal. Algumas ideias, como a de lançar um vinho com a foto dele no rótulo, parecem absurdas. No entanto, não há espaço para julgamentos. Essas decisões questionáveis são apenas uma forma de reparação pela vida sofrida, causada pelo abandono de Neal.

Depois de assistir a Com Amor, Carolyn, tira-se a conclusão de que, para ser um ícone, Neal se esqueceu de se dedicar a ser pai e marido.


Com Amor, Carolyn (Love Always, Carolyn)
Roteiro e Direção: Malin Korkeasalo, Maria Ramström
Elenco: Carolyn Cassady, John Allen Cassady, Cathy Cassady Sylvia, Jami Cassady Ratto, Neal Cassady, Jack Kerouac
Duração: 70 minutos
País: Suécia

Nota: 5

Com Amor, Carolyn foi assistido no É Tudo Verdade 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário