sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um Lugar Qualquer



Sinopse: O astro de cinema Johnny Marco irá repensar sua vida depois de passar alguns dias ao lado de Cleo, sua filha de 11 anos.


Ficha Técnica
Um Lugar Qualquer (Somewhere)
Roteiro e Direção: Sofia Coppola
Elenco: Stephen Dorff, Elle Fanning
Duração: 97 minutos
País: EUA


If there's a life for us, I don't know*
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Apesar de ser possuidora de uma filmografia que pode ser listada usando os dedos de apenas uma mão, Sofia Coppola tem um séquito de fãs e é uma diretora de renome no cinema contemporâneo. A razão da comoção não está tão relacionada ao pai famoso, Francis Ford Coppola, mas a forma intimista com a qual Sofia conta suas histórias.

Como em seus outros filmes, Um Lugar Qualquer (Somewhere) contém todos os ingredientes que formaram o fã-clube da cineasta. A figura loira agora é mais jovem, na pele da competente Elle Fanning (irmã mais nova de Dakota). Mais uma vez a temática são vidas vazias e o andamento lento para desenvolver os conflitos é semelhante das obras anteriores. Até a música indie está presente, com a trilha assinada pela banda Phoenix

Sofia usa os mesmo recursos que caíram no gosto do seu público e o resultado é fácil de prever: as mesmas pessoas que aclamaram Encontros e Desencontros ou Maria Antonieta continuarão fãs fiéis da diretora.

Para quem não consegue sintonizar na frequência de Sofia, Um Lugar Qualquer poderá soar apenas como repetição do que já foi lentamente discursado nos filmes antecessores. Há um exemplo que poderá ser usado por quem não curte Coppola e fora acidentalmente arrastado para dentro da sala de cinema. A cena em que duas strippers fazem um show espelhado para o protagonista é apenas uma versão alcoolizada com visão dupla do clipe “I don't know what to do with myself”. Adivinha só quem dirigiu esse clipe?


* Verso da música “Repetition”, do Information Society. Tradução livre: “Se há uma vida para nós, eu não sei”.

Clipe
 

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário