quinta-feira, 19 de abril de 2012

Americano: Filme-nepotismo

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Seguir a carreira da família é comum em diversas atividades profissionais. Americano mostra essa tendência no meio artístico, já que a própria premissa do filme vem de família. Trata-se de uma espécie de sequência de Documenteur (1981), filme de Agnés Varda, mãe de Mathieu Demy, diretor de Americano.

Para completar, o elenco do filme traz vários atores com sobrenomes ilustres.

Mathieu Demy (Tomboy) – Além de diretor e roteirista, ele protagoniza o longa. Martin é um francês que vai aos Estados Unidos cuidar da herança de sua mãe. Ela deixou sua casa para Lola, uma amiga que Martin fez quando morou coma sua mãe na infância. Mathieu é filho do diretor Jacques Demy.

Geraldine Chaplin (O Lobisomen) – A filha de Charles Chaplin interpreta Linda, uma amiga da mãe de Martin. Ela não gosta de Lola.

Chiara Mastroianni (Não, Minha Filha, Você não Irá Dançar) – A filha de Marcelo Mastroianni e Catherine Deneuve vive Claire, a namorada do protagonista. Ela quer um filho, mas ele não está tão certo disso. Quando Martin vai para os Estados Unidos, Claire fica na França.

Carlos Bardem (Che 2) – Martin descobre que Lola trabalha como stripper em Tijuana, em uma casa noturna gerenciada por Luis, papel do irmão de Javier Bardem. Ele não gosta do assédio do francês sobre sua funcionária.

Salma Hayek (Gente Grande) – A atriz mais famosa no elenco de Americano interpreta Lola. Martin fez uma longa viagem para encontrá-la, mas ela não parece interessada em conversar com ele. Apesar de não ter parentes ilustres, Salma vem de família artística. Sua mãe era cantora de ópera.






Sobrenome não quer dizer qualidade. O filme tem seus méritos, mas o roteiro é muito inocente. Se o espectador conseguir relevar esse defeito, poderá se envolver na história de um homem sem identidade.


Americano
Roteiro e Direção: Mathieu Demy
Elenco: Mathieu Demy, Salma Hayek, Geraldine Chaplin, Chiara Mastroianni, Carlos Bardem, Jean-Pierre Mocky, Pablo Garcia, André Wilms
Duração: 90 minutos
País: França

Nota: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário