sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os Vingadores: Gênero em profusão

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Daqui algumas décadas, o meio acadêmico irá olhar para o começo do século XXI como o período no qual o filme de super-herói se consolidou como gênero cinematográfico. Nesses estudos, Os Vingadores (The Avengers) será apontado como um marco importante, no qual a linguagem dos quadrinhos dialoga muito bem com a gramática do cinema.

A reunião dos super-heróis que a Marvel prepara desde 2008, com Homem de Ferro, acontece da mesma maneira que nos quadrinhos. Há uma ameaça à humanidade que um herói sozinho não consegue dar conta, assim é preciso juntar forças contra o mal. O encontro dos personagens gera momentos de tensão (que muitas vezes se concretizam em briga) e de cooperação, exatamente como acontece nos crossovers as HQs.


Na apoteótica batalha final há outro exemplo do feliz casamento de linguagens. O que seria desenhado como uma página dupla transforma-se em plano-sequência (sem cortes) que passeia pelo combate e mostra as habilidades de cada membro do grupo. Isso só é possível graças a efeitos visuais que trazem ferramentas da animação para o live action.

Finalmente, todo filme deveria se esforçar para se destacar de seus irmãos de gênero. O caminho escolhido por Os Vingadores é a comédia. A mistura de humor com ação dinamiza a experiência. Mal o espectador acaba de rir de uma piada, já começa uma luta empolgante.

No final das contas, a única preocupação que tenho com Os Vingadores é sobre algo que não se pode ver ou ouvir na sala de cinema. Espero apenas que os estudos futuros sobre filmes de super-herói lembrem-se de que nem todos os críticos atuais estão contra o gênero.



Os Vingadores (The Avengers)
Roteiro e Direção: Joss Whedon
Elenco: Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Cobie Smulders, Jeremy Renner, Robert Downey Jr., Chris Evans, Samuel L. Jackson, Tom Hiddleston, Mark Ruffalo, Gwyneth Paltrow, Stellan Skarsgård, Clark Gregg
Duração: 142 minutos
País: EUA

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário