sábado, 28 de abril de 2012

Paraísos Artificiais: Filme de sensações

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Depois da Retomada, o cinema brasileiro demorou para dar atenção ao público jovem. Nos últimos anos, produções para essa faixa etária aumentaram. O resultado são longas sem muita ousadia, exceto por um discurso mais honesto sobre drogas e sexo.

Nesse sentido, Paraísos Artificiais dá um passo a frente. Sexo e drogas continuam como parte importante do roteiro, mas há uma estética diferente. Outro avanço está em deixar para trás a onda pudica que assombra nossos filmes contemporâneos.

O enredo conta a história de amor entre Nando (Luca Bianchi, de Tropa de Elite 2) e Érica (Nathalia Dill, de Feliz Natal). Os dois se conhecem em Amsterdam, onde ela trabalha como DJ e ele passa férias. Entretanto, o real objetivo da viagem de Nando é trazer drogas em sua volta para o Brasil.


Como a narrativa não segue a ordem cronológica dos acontecimentos, sabe-se logo na primeira cena que a missão do rapaz o levará para a cadeia. Esse não é o único ponto da história que o público sabe antes de o filme acabar. Aspectos que poderiam compor um elemento-surpresa provam-se previsíveis.

O lado positivo é que Paraísos Artificiais deixa a narrativa de lado para focar-se em dividir com o público as sensações vivenciadas pelos personagens. Esse objetivo está claro nas longas cenas em que há experiências envolvendo sexo e/ou drogas. A estética abusa das imagens e do som para cumprir essa tarefa sensorial.

Antes que se fale em apologia ao crime, o roteiro faz questão de deixar claro os diversos malefícios das drogas. A mensagem torna-se mais sincera exatamente por mostrar os dois lados da questão: a sedução prazerosa e as pesadas consequências.



Paraísos Artificiais
Direção: Marcos Prado
Roteiro: Pablo Padilla, Cristiano Gualda, Marcos Prado
Elenco: Nathalia Dill, Luca Bianchi, Lívia de Bueno, Bernardo Melo Barreto, César Cardadeiro , Divana Brandao, Emílio Orciollo Neto, Roney Villela, Cadu Fávero
Duração: 96 minutos
País: Brasil

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário