quarta-feira, 18 de abril de 2012

Eu Receberia: Engajamento contagioso

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Uma crítica frequente que se faz ao cinema nacional contemporâneo é sua falta de comprometimento, seja em apresentar uma estética com personalidade, seja em abordar questões importantes de maneira contundente. Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios é um exemplo oposto, onde cenas com teor social acabam se tornando um excesso ao conjunto.

A adaptação do livro homônimo de Marçal Aquino (O Invasor) conta a história de um triângulo amoroso ambientado no Norte do Brasil. Lavínia (Camila Pitanga, de Saneamento Básico) é uma ex-prostituta da cidade grande que foi salva pelo pastor Ernani (Zé Carlos Machado, de Estamos Juntos), com quem se casa. O casal muda-se para o Pará, onde ela conhece o fotógrafo Cauby (Gustavo Machado, de Bruna Surfistinha), com quem tem um tórrido caso amoroso.


O trio de atores segura a trama com interpretações fortes. Há ainda uma excelente participação de Gero Camilo (Assalto ao Banco Central) como um jornalista. Para comprovar a qualidade do elenco, Camila Pitanga foi merecidamente premiada durante o Festival do Rio 2011 por seu trabalho no filme.

Eu Receberia poderia se focar apenas no conflito de sentimento dos personagens e explorar o rico cenário onde se passa a história. Se essa fosse a opção adotada, o longa já estaria acima da média da produção nacional atual. Contudo, as questões sociais locais foram envolventes demais para os realizadores. Com isso, o filme traz cenas de cunho social inegavelmente importante, mas que não se relacionam harmoniosamente ao enredo principal.

Em um tempo em que as produções nacionais são tão insípidas é até difícil dar tanta importância para tais momentos excessivos. As cenas sobram no filme, mas faltam ao cinema brasileiro.


Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios
Direção: Beto Brant, Renato Ciasca
Roteiro: Beto Brant, Renato Ciasca, Marçal Aquino
Elenco: Gustavo Machado, Camila Pitanga, Zé Carlos Machado, Gero Camilo
Duração: 100 minutos
País: Brasil

Nota: 7

Eu Receberia foi visto no Festival do Rio 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário