quinta-feira, 19 de abril de 2012

Flor da Neve: Armadilha emotiva

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Há filmes cujos temas são tão atraentes que o público se esquece de analisar mais a fundo outros aspectos da obra. Flor da Neve e o Leque Secreto (Snow Flower and the Secret Fan) é um exemplo de como disfarçar um produto simples em algo maior.

O filme conta duas histórias paralelas, ambas sobre o papel da mulher na sociedade e sobre a força da amizade. Tais assuntos parecem ideais para comover, mas também são facilmente extrapolados para a pieguice.


Nos dias atuais, Nina (Bingbing Li, de O Reino Proibido) é uma mulher bem-sucedida profissionalmente com uma oportunidade de se mudar para os Estados Unidos para assumir um cargo importante na empresa onde trabalha. Um dia ela recebe a notícia de que sua melhor amiga está em coma. Nina e Sophia (Gianna Jun, de Blood: O Último Vampiro) haviam se afastado nos últimos tempos por causa de um desentendimento.

Nina descobre entre os pertences da amiga que ela escrevia um livro sobre Flor da Neve e Lily, suas antepassadas. As mulheres contemporâneas e as chinesas do século XIX são interpretadas pela mesma dupla de atrizes. Essa opção quer mostrar que Nina e Sophia se enxergam com o mesmo laço de amizade das antepassadas. No entanto, a repetição das atrizes enfatiza os paralelismos primários de Flor da Neve e o Leque Secreto.

Depois da sessão, a plateia ficará dividida em dois grupos distintos. De um lado, aqueles que aceitam a história e abraçam a mensagem positiva do filme. Do outro, os espectadores que se incomodam com a simplicidade das metáforas. O problema é se o membro de um grupo tentar conversar com alguém do outro bando.


Flor da Neve e o Leque Secreto (Snow Flower and the Secret Fan)
Direção: Wayne Wang
Roteiro: Angela Workman, Ronald Bass, Michael Ray
Elenco: Bingbing Li, Archie Kao, Gianna Jun, Coco Chiang, Hu Qing Yun, Shi Ping Cao, Ruijia Zhang, Vivian Wu, Hugh Jackman
Duração: 104 minutos
País: China, EUA

Nota: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário