sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Vida em um Dia: Fotografia mundial

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A globalização cada vez mais intensa possibilita eventos impensáveis no passado. Fazer um documentário coletivo com vídeos produzidos simultaneamente ao redor do mundo seria uma tarefa hercúlea antes do advento da internet. Por essa razão que A Vida em um Dia (Life in a Day) é um retrato do nosso tempo.

Em um dia de 2010, o YouTube convocou pessoas de todo o mundo para fazerem um vídeo sobre como é seu dia e postá-lo no site. Alguns deles foram selecionados e compões as cenas do filme.

A pluralidade é a força motriz do documentário. Algumas poucas histórias são retomadas no decorrer do filme, mas há inúmeras pequenas inserções que tentam mostrar como é um dia comum para a humanidade. Encontrar o inusitado no corriqueiro é o que enriquece o longa.

Dessa maneira, as emoções experimentadas ao assistir a A Vida em um Dia são tão sortidas como os seres humanos mostrados nas cenas do filme. Há histórias engraçadas, emocionantes, trágicas, tristes, tediosas... Um pedido de casamento convive com óbito, descobertas são vizinhas de confissões.

Portanto, o que não se pode exigir do filme é profundidade. Sua proposta é exatamente oposta a essa demanda. O que o documentário almeja é mostrar que é possível maravilhar-se com as coisas mais ordinárias.



A Vida em um Dia (Life in a Day)
Direção e Roteiro: Kevin Macdonald e outros
Elenco: -documentário-
Duração: 95 minutos
País: EUA, Reino Unido

Nota: 7

A Vida em um Dia foi assistido no É Tudo Verdade 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário