segunda-feira, 9 de abril de 2012

Área Q X Quem se Importa: Mensagens positivas

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Um dos objetivos possíveis para o cinema é fazer seu espectador sair da sala de projeção sentindo-se melhor do que quando entrou lá. Essa premissa está presente em dois filmes nacionais recentes, mas que a defendem de maneiras diferentes.

Área Q conta a história de Thomas Mathews (Isaiah Washington, do seriado Grey's Anatomy), um jornalista estadunidense que viaja para o interior do Brasil para investigar abduções extraterrestres. O filme defende que uma nova geração de seres humanos mudará o rumo da sociedade, com uma maior consciência cósmica.


A produção aposta todas suas fichas na mensagem otimista, que ecoa no coração dos espíritas – não é à toa que o protagonista tem o nome de dois apóstolos. Com isso, o apuro técnico fica em segundo plano. Assim, apesar dos competentes efeitos visuais, o roteiro é inocente, alguns atores são mal escalados e outros defeitos ficam aparentes para o espectador de olhos atentos.

No entanto, as pessoas tocadas pela mensagem doutrinatória tendem a relevar ou ignorar os problemas do filme. Exatamente como aconteceu quando o clamor popular pedia que o mediano Nosso Lar fosse o candidato brasileiro ao Oscar – com direito a termos como “obra-prima” para defender o título.

Por outro lado, o documentário Quem se Importa? também traz histórias positivas, mas o pacote é mais bem montado. Há animações, vinhetas e uma bela trilha musical para acompanhar as jornadas emocionantes que desfilam na tela.

O tema do filme são empreendedores sociais ao redor do mundo. Os depoentes são pessoas que dedicam suas vidas a implementar ideias simples, mas que causam grandes impactos em suas respectivas comunidades.

Todos personagens são apresentados no começo do filme. Depois, cada uma das iniciativas (que incluem microcrédito para pobres e luta por defensoria pública, entre outras) são explicadas. A ordem gradativa com que os projetos são mostrados cria uma curva emocional envolvente.

Portanto, Quem se Importa? ensina que uma boa mensagem não constrói sozinha um bom filme. É necessário saber como trabalhar com a matéria-prima para chegar a um resultado mais competente e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário