terça-feira, 10 de abril de 2012

12 Horas: Mistério maior que solução

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Tradicionalmente, um thriller precisa de três ingredientes básicos para ser eficiente: um protagonista pelo qual possamos torcer, uma premissa instigante e um final com alguma inteligência. Lamentavelmente, 12 Horas (Gone) tem apenas os dois primeiros itens.

A protagonista é Jill (Amanda Seyfried, de O Preço do Amanhã), uma jovem que percebe que terá de ir contra a força policial para salvar sua irmã (Emily Wickersham, de Eu Sou o Número Quatro). Ela acredita que Molly foi seqüestrada. Jill também sofreu trauma semelhante no passado e vê indícios de que o mesmo criminoso raptou sua irmã.


A premissa se torna mais interessante porque, na ocasião de seu desaparecimento, as investigações não conseguiram localizar o seqüestrador de Jill. O detetive Powers (Daniel Sunjata, de Grey’s Anatomy) crê que todo o ocorrido não passa de fruto da imaginação de Jill, que foi internada em um hospital para doentes mentais.

Enquanto a protagonista sai em uma caçada frenética para salvar Molly, o espectador formula diversas teorias sobre o que está se passando. Vários personagens são suspeitos de estarem envolvidos no seqüestro e há também a possibilidade do desequilíbrio mental da protagonista estar causando a situação.

Quando 12 Horas se aproxima de seu final, a resolução do mistério está tão aquém de todas as conjecturas do público que a frustração é inevitável. Não é obrigatório um final mirabolante, mas o desfecho carece de algum elemento-surpresa.


12 Horas (Gone)
Direção: Heitor Dhalia
Roteiro: Allison Burnett
Elenco: Amanda Seyfried, Daniel Sunjata, Jennifer Carpenter, Sebastian Stan, Wes Bentley, Nick Searcy, Socratis Otto, Emily Wickersham
Duração: 94 minutos
País: EUA

Nota: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário