domingo, 8 de abril de 2012

Tintim: Linha histórica

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quadrinhos e livros ilustrados em francês são uma fonte constante de adaptação cinematográfica. Coincidentemente, nessas ocasiões elementos de mais de um álbum ou livro são usados para compor um filme, como aconteceu com Asterix e O Pequeno Nicolau.

Tintim, que chegou aos cinemas recentemente com As Aventuras de Tintim, não fugiu à regra. O roteiro do filme foi obtido a partir de principalmente dois álbuns desenhado por Hergé. O Segredo de Licorne e O Tesouro de Rackham, o Terrível foram compilados em um único volume por conta do lançamento do longa animado.

O que diferencia o belga Tintim dos seus colegas franceses é que as aventuras do intrépido jornalista foram concebidas de forma sequencial. Quando elementos de histórias diferentes são colocados lado a lado nos filmes de Asterix, por exemplo, há um descompasso e consequente descontentamento dos fãs dos quadrinhos.


No filme dirigido por Steven Spielberg há referências a outros álbuns de Tintim, além dos dois contidos no volume. Essa aparentes intromissões não são desalinhadas com o todo, pois são apenas homenagens à obra de Hergé em sua totalidade.

Se no cinema, há elogios, para os quadrinhos é diferente. Na compilação da Quadrinhos na Cia. faz falta algum material pré-textual. Um prefácio, um breve histórico, uma texto de introdução ou qualquer outro tipo de informação antes dos quadrinhos propriamente ditos faria muito bem ao produto. Quando se tem em mãos um material com acabamento tão refinado, com direito a capa dura, espera-se um pouco mais de apuro editorial.

As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne e O Tersouro de Rackham, o Terrível
Autor: Hergé
Tradução: Eduardo Brandão
Páginas: 132
Editora: Quadrinhos na Cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário