segunda-feira, 15 de março de 2010

Tudo Pode Dar Certo

Filme exibido no 6º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional.



Sinopse: Boris é um professor universtirário aposentado que adora falar da insignificância da vida. Um dia ele abriga a jovem Melodie e sua visão impressiona a moça. Entre eles nasce uma improvável amizade.


Ficha Técnica
Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works)
Roteiro e Direção: Woody Allen
Elenco: Larry David, Evan Rachel Wood, Patricia Clarkson, Ed Begley Jr.
Duração: 92 minutos
País: EUA, França


Woody Allen à moda antiga
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: trailer)

O cineasta Woody Allen equilibra sua obra entre dois tipos de filme, alguns mais voltados para o grande público (guardadas as devidas proporções) e outros um pouco mais ousados. Para quem gosta dessa segunda parte, Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works) volta para Nova York depois das empreitadas europeias e pode fazer os cinéfilos matarem saudades da produção mais antiga do diretor.

A razão disso está na data do roteiro, escrito na década de 70. O texto estava engavetado desde então e, com a ameaça de greves de atores em 2008, foi resgatado já que não havia tempo para construir um roteiro do nada. Com isso, o que se ganha é a agilidade dos diálogos que Allen parecia ter deixado de lado em seus últimos filmes.

A maior prova da ousadia presente em Tudo Pode Dar Certo está no fato de que em diversas oportunidades o protagonista para a ação dramática para falar diretamente com a plateia. Todos os outros personagens acham tal atitude muito estranha e até comentam o absurdo que está diante de seus olhos.

A atual musa Scarlett Johansson foi deixada de lado para dar espaço para outra loura, a mais talentosa dramaticamente Evan Rachel Wood (O Lutador) – interpretando a inocente Melodie. Outra boa notícia é que Allen resumiu sua participação para atrás das câmeras, deixando o papel que seria dele para Larry David (Curb Your Enthusiasm).

Por tudo isso, quem estava com saudades de Woody Allen em sua melhor forma no gênero cômico ficará bem satisfeito com a produção. E poderá até se emocionar.


Um comentário: