sexta-feira, 1 de junho de 2007

Zodíaco



Sinopse: Baseado na história real do serial killer Zodíaco, que cometeu uma série de assassinatos aparentemente aleatórios nas décadas de 60 e 70. Embora vários investigadores tenham trabalhado no caso, com destaque para David Toschi; foi o cartunista Robert Graysmith que chegou mais longe em sua pesquisa.


Ficha Técnica
Zodíaco (Zodiac)
Direção: David Fincher
Roteiro: James Vanderbilt
Elenco: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Robert Downey Jr
Duração: 158 minutos


Investigação e obsessão
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Normalmente quando se tem um roteiro bom, vários atores famosos se candidatam para trabalhar na concretização do filme. É exatamente o que acontece com Zodíaco (Zodiac): só no elenco de apoio há grandes nomes. Os protagonistas são interpretados por Jake Gyllenhaal (Brokeback Mountain) – que poderia ter sido melhor envelhecido pela equipe de maquiagem conforme passam-se os anos – e Mark Ruffalo (Dizem Por Aí), enquanto Robert Downey Jr. (A Pele) traz um pouco de humor para o texto.

Com 158 minutos, Zodíaco é um filme longo e pode parecer cansativo para aqueles que não são muito fãs de investigação criminal. A duração é justificada pela enorme quantidade de personagens entre vítimas, suspeitos e investigadores. Faz-se necessário um certo tempo para que se possa absorver tanta informação e não se perder.

A direção é responsabilidade de David Fincher que já tem um belo portifólio que lhe dá algum crédito: Quarto do Pânico (2002), Clube da Luta (1999) e Se7en (1995). Ele corresponde a seu passado de sucesso e mostra seu talento e coragem – as cenas em que o assassino age são objetivas e tensas. David espertamente brinca com a percepção do espectador ao escalar três atores diferentes apenas para interpretar o personagem-título. Nenhum deles atua como um dos suspeitos abordados pelo roteiro.

Zodíaco é feito para quem curte saber sobre verdadeiros serial killers ou crimes marcantes. Para esse tipo de pessoa, é altamente recomendável conferir o livro sobre o qual se baseou a realização do filme. As duas obras são complementares e a experiência só será plena para quem for atrás dos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário