quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Linha de Passe





Sinopse: Cleuza é uma mãe solteira que trabalha como empregada doméstica para sustentar seus quatro filhos. Os jovens têm maneiras diferentes encarar a vida e de alcançar seus sonhos.


Ficha Técnica
Linha de Passe
Direção: Walter Salles, Daniela Thomas
Roteiro: George Moura, Daniela Thomas, Bráulio Mantovani
Elenco: Sandra Corveloni, João Baldasserini, Vinícius de Oliveira, José Geraldo Rodrigues, Kaique Jesus Santos
Duração: 108 minutos


Micro representando o macro
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Através dos quatro filhos de Cleuza, Linha de Passe consegue criar uma família que é um bom resumo da vida na periferia de São Paulo. Dênis trabalha como motoboy e seu parco salário só é suficiente para pagar a prestação de sua motocicleta, sobrando pouco para deixar para que sua ex-namorada consiga sustentar o filho que eles tiveram. Dario segue o sonho da maioria dos garotos: ser um jogador de futebol. Dinho encontrou em um culto evangélico a paz de espírito. E Reginaldo passa os dias andando de ônibus, na esperança de encontrar o pai que nunca conheceu.

O cineasta Walter Salles volta a trabalhar com o jovem Vinícius de Oliveira, que ele descobriu enquanto selecionava garotos para Central do Brasil (1998). Mais uma vez, Salles prova seu bom olho para descobrir jovens talentos, já que todos os irmãos são estreantes e apresentam performances muito convincentes. Destaque merecido para Kaique Jesus dos Santos no papel de Reginaldo, um garoto encantavelmente encrenqueiro.

Seguindo os passos de Tropa de Elite, a classe média não é perdoada pelo roteiro. A esperança é de que o filme sirva como estopim para atitudes, para que algumas pessoas consigam perceber o grande poder que têm em suas mãos. Que tomem consciência de que existem pessoas batalhadoras abaixo da classe consumista e que esses trabalhadores merecem uma chance de se beneficiar de suas virtudes e de seus talentos. Eis o comovente drama de Dario.

O roteiro é inteligente e não subestima o público. Através de sugestões bem-posicionadas todo o passado dos personagens é conhecido sem que flashbacks didáticos sejam necessários. Na mesma medida em que o brilhantismo em dramaturgia deixa claro o que já se passou, no final da sessão, cada um poderá ter a sua versão do que aconteceu depois que o último fotograma é projetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário