quinta-feira, 12 de abril de 2007

Ventos da Liberdade




Sinopse: Dois irmãos se envolvem em uma revolução que visa conquistar a independência da Irlanda no ano de 1920. Damien abdica a carreira médica em nome da luta e Teddy é um guerrilheiro nato.


Ficha Técnica
Ventos da Liberdade (The Wind tha Shakes de Barley) 
Direção: Ken Loach 
Roteiro: Paul Laverty 
Elenco: Cillian Murphy, Padraic Delaney, Liam Cunningham 
Duração: 127 minutos


História pouco conhecida
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O elenco de Ventos da Liberdade (The Wind That Shakes the Barley) é liderado pelo promissor Cillian Murphy (Café da Manhã em Plutão). Em mais um trabalho em que o jovem irlandês esbanja talento, fica cada vez mais palpável uma indicação ao Oscar em um futuro próximo.

O tema da produção é a luta armada pela independência da Irlanda. Incrivelmente, não há sangue na maior parte das cenas violentas. Há vários momentos em que personagens são alvejados por tiros e nem sequer uma gota de sangue é derramada. Mas o mais impressionante é que mesmo sem ter cenas sangrentas, a revolta consegue ser construída no coração do público, que passa a odiar os opressores.

O filme também é válido por retratar um pedaço da História pouco conhecido pelos brasileiros. A independência da Irlanda passa em branco nos currículos escolares, que se focam mais na questão religiosa da Irlanda do Norte. A aula fica um pouco incompleta e sente-se falta de alguns letreiros para explicar melhor a situação para os leigos.

No roteiro ainda há espaço para fugir dos clichês: enquanto na maioria dos filmes os revolucionários são retratados como altruístas visionários, em Ventos da Liberdade a realidade é mostrada. Revolucionários são pessoas descontentes com a situação atual e que lutam para mudá-la – simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário