quarta-feira, 24 de março de 2010

Alice no País das Maravilhas






Sinopse: Treze anos depois de sua primeira visita, Alice volta para o País das Maravilhas. Sua missão é acabar com o reinado cruel da Rainha Vermelha.


Ficha Técnica
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)
Direção: Tim Burton
Roteiro: Linda Woolverton
Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway, Crispin Glover
Duração: 108 minutos
País: EUA



Releitura e homenagem
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Apenas pela idade da pouco conhecida atriz Mia Wasikowska fica claro que Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) não é uma adaptação totalmente fiel do livro homônimo. Na verdade, elementos desse e de Através do Espelho foram usados no roteiro do filme.

Originalmente as aventuras de Alice eram apenas passeios pontilhados por encontros com criaturas absurdas que não tinha necessariamente relação entre si. O roteiro de Linda Woolverton (O Rei Leão) tenta dar mais unidade para o universo criado por Lewis Carroll, com personagens que antes estavam separados em capítulos diferentes interagindo e até colaborando uns aos outros. Com isso, a relação entre Alice e o Chapeleiro ficou mais parecida com a de Dorothy e Espantalho em O Mágico de Oz.

Essa é a sétima vez que o diretor Tim Burton trabalha com Johnny Depp e a sexta com sua esposa, Helena Bonham Carter (todos estavam juntos em Sweeney Todd). O visual sombrio não chega a ser novidade para os fãs do cineasta, já apreciado desde Os Fantasmas se Divertem (1988). A fantasia também se faz presente na filmografia de Burton, com especial destaque para Peixe Grande (2003). Colocando tudo isso em consideração, não há novidades em Alice.

Para não dizer que o novo filme é apenas uma repetição sem fim, trata-se da primeira vez que Tim Burton usa a tecnologia de captação em 3D. Esse talvez seja uma dos maiores ganhos da produção, com efeitos interessantes e a integração dos elementos reais com os criados por computação gráfica em harmonia perfeita.

Vale a pena assistir a Alice no País das Maravilhas por se tratar de uma história nova e pelos efeitos bem posicionados. As vozes de atores talentosos nos personagens animados é mais um atrativo que merece ser reparado.




Dudeshop:
• Livro Alice no País das Maravilhas + Através do Espelho – Edição Comentada, de Lewis Carroll (Ed. Jorge Zahar)
• Livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (Ed. Loyola)
• Livro Alice no País do Espelho, de Lewis Carroll (Ed. L&PM)

2 comentários:

  1. Eu vi o trailer em 3D e me pareceu muito bacana!
    Mas não espero surpresas; como você bem apontou, acredito que Burton irá se repetir (o que, pra mim, tudo bem, já que achei que inovou em outros filmes).

    ResponderExcluir
  2. É exatamente esse o espírito que se deve ter ao adentrar uma sessão de Alice!

    ResponderExcluir