quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tokiori: Turista em seu lar

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Há mais de cem anos grandes grupos de imigrantes japoneses desembarcavam no litoral brasileiro para tentar uma nova vida do outro lado do globo. Em um movimento cíclico, descendentes desses pioneiros voltam ao Japão em busca de oportunidades décadas depois. Tais deslocamentos são o tema de Tokiori – Dobras no Tempo.

Depois de instalados no Brasil, boa parte dos japoneses se refugiou em guetos, sejam colônias agrícolas na zona rural, ou em bairros temáticos nas cidades. A sensação de eternos visitantes é o que impulsiona o documentário. Os relatos colhidos e as cartas lidas enquanto imagens de arquivos são projetadas comparam as impressões de ontem e de hoje, dos japoneses no Brasil e dos dekassekis no Japão.

Infelizmente Tokiori opta por mostrar muitos personagens. Essa opção traz uma desvantagem dupla: ao mesmo tempo em que as várias histórias e famílias se misturam na cabeça do espectador, o filme não consegue se aprofundar nas complexidades de seu tema.

As diversas contradições são mostradas, mas nunca discutidas a fundo. O idoso chegou ao Brasil quando tinha nove anos de idade, mas diz não ter gostado do país, só voltou à sua pátria como turista. O nissei segue as tradições orientais e estranha a modernidade da juventude da Tóquio contemporânea. O dekasseki confessa que sente mais facilidade em falar japonês do que português. Outro ancião relata as divergências entre imigrantes no final da Segunda Guerra Mundial.

Cada um desses temas poderia sozinho render um documentário. Assim, Tokiori torna-se um aglomerado de potencialidades.


Tokiori – Dobras no Tempo
Direção: Paulo Pastorelo
Roteiro: Noriko Oda, Paulo Pastorelo
Elenco: -documentário-
Duração: 106 minutos
País: Brasil

Nota: 4


Tokiori – Dobras no Tempo foi assistido no É Tudo Verdade 2012.

2 comentários:

  1. olha como voce mesmo escreveu e uma situação e um pouco delicada tem muito disse e não disse na imigração japonesa para o brasil .. aqui no japão nos imigrantes somos taxado de parias que nos abandonamos o japão quando mais o pais precisava de nos ...este comentario vai ser muito longo não vou perde o meu tempo e nem o seu mas tem muitas coisa que pressisa ser dito ...um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Essa questão realmente merece discussão e seu comentário enriquece o Cine Dude. Muito obrigado!

      Excluir