quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bruna Surfistinha



Sinopse: Raquel é uma jovem de classe média que se considera a mais feia da escola. Ela decide mudar de vida e fugir de casa. Raquel arruma emprego em uma casa de prostituição e muda seu nome para Bruna Surfistinha.


Ficha Técnica
Bruna Surfistinha
Direção: Marcus Baldini
Roteiro: José de Carvalho, Homero Olivetto, Antônia Pellegrino
Elenco: Deborah Secco, Cássio Gabus Mendes, Cristina Lago, Drica Moraes, Fabiula Nascimento, Guta Ruiz
Duração: 109 minutos
País: Brasil


Sem medo da verdade
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O filme Bruna Surfistinha é mais um eco da repercussão do blog criado por uma garota de programa. Depois de fazer muito barulho no mundo virtual e nas livrarias, muitas entrevistas concedidas e participações em programas televisivos, nada mais natural do que explorar esse sucesso no cinema e conseguir uma boa bilheteria.

A boa notícia é que o filme faz por merecer a comoção que acompanha o lançamento. A expectativa é que isso se traduza em ingressos.

Os temas do filme (prostituição e muitos tabus sexuais, adultério, choque de classes sociais) são difíceis de serem tratados. O resultado poderia facilmente ficar confuso, exagerado, panfletário ou covarde. Felizmente, Bruna Surfistinha trata com muita sinceridade de todos eles.

Algumas alterações foram feitas, como o total esquecimento da passagens de Bruna pelos filmes pornôs, pelo bem da unidade narrativa. O que não foi poupado foram as cenas de sexo, com direito a fetiches exóticos.

Deborah Secco está bem como a protagonista. Ela consegue transparecer muito bem a transformação da inocente Raquel para a máquina sensual chamada Bruna. Só há dois problemas em seu trabalho. Primeiramente, ela até convence como colegial, mas quando contracena com atores muito mais jovens, sua idade fica aparente.

Outro problema está mais para o final, quando o filme como um todo exagera no tom e fica quase caricato para retratar o uso de cocaína. Aí a atuação de Deborah fica comprometida, mas no final, a tônica geral é regulada e o longa termina satisfatoriamente.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário