domingo, 3 de julho de 2011

Fogo na Bomba: Estamos Juntos

A seção Fogo na Bomba é destina a discutir os finais de filmes. Portanto, só prossiga se não tiver problemas em sabê-lo...


Um amigo misterioso

Spoilerômetro:
Estamos Juntos
Instinto Secreto

O roteiro do filme Estamos Juntos destaca-se por conseguir contar muitas tramas paralelas. Uma dessas histórias é sobre o estranho relacionamento entre Carmen, a protagonista vivida por Leandra Leal, e o misterioso personagem interpretado por Lee Taylor.

Ele certamente não é humano, como se pode perceber por seus os sumiços sobrenaturais (evidenciados por movimentos de câmera). No entanto, o filme não deixa claro do que se trata. O que se sabe é que ele acompanha Carmen enquanto ela passa pelas dificuldades que enfrenta quando ela descobre que tem uma grave doença.



Nos créditos finais, o nome do personagem é revelado: Ângelo. Isso pode apontar uma das possibilidades. O tal amigo pode ser o anjo da guarda (espírito guia, ou algo parecido) de Carmen. Como não há qualquer outro elemento fantástico ou religioso no enredo, tendo a descartar essa resposta.

Mesmo que seja visto apenas pelo viés científico, ainda há muitas possibilidades. O caminho para a solução do mistério está na mente de Carmen.

Ângelo pode ser um amigo imaginário, tão comum na infância, que permanece ao lado de Carmen na vida adulta. Isso se evidencia pela relação de dependência e amor entre os dois.

Outro “diagnóstico” (sou leigo, por isso as aspas) é esquizofrenia. Nesse caso, Ângelo seria apenas um delírio. A própria doença de Carmen (aparentemente um tumor no cérebro) poderia causar a manifestação de Ângelo.

Outro filme traz o mesmo tipo de mistério. Trata-se de Instinto Secreto, em que Kevin Costner interpreta um serial killer. Ele é sempre acompanhado por outro homem, interpretado por William Hurt. Também não fica claro exatamente o que é o sujeito.


Filmes que fazem essa narrativa incompleta (em que nem todas as questões são respondidas) têm um sabor a mais. Eles duram mais do que os minutos de projeção e invadem conversas depois da sessão. Um exercício mental muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário