quinta-feira, 10 de maio de 2012

Marigold: Conflitos grisalhos

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Personagens idosos saem na dianteira quando o assunto é simpatia junto ao público, pelo menos para mim. O Exótico Hotel Marigold (The Best Exotic Marigold Hotel) aposta em seu elenco veterano para contar suas histórias sentimentais.

Um grupo de aposentados britânicos, cada um por sua razão, decide passar o resto de seus dias no Marigold, um hotel-spa na Índia. Entre as dificuldades que o local apresenta, vemos uma série de conflitos pessoais dos hóspedes.

Evelyn (Judi Dench, de J. Edgar) ficou viúva e percebeu que sua vida estava estagnada. Ela resolve recuperar o tempo perdido e está disposta a experimentar tudo o que a vida lhe oferecer, sejam as facilidades tecnológicas, seja um novo amor.

Graham (Tom Wilkinson, de Missão: Impossível 4) construiu uma respeitável carreira como juiz. Um belo dia, resolve abruptamente aposentar-se e voltar para Índia, onde passou a infância e adolescência. Ele deixou assuntos inacabados por lá e quer reconciliar-se com o passado.

Douglas (Bill Nighy, de Fúria de Titãs 2) e Jean (Penelope Wilton, de Doctor Who) são casados há décadas. Por causa de dificuldades financeiras, veem-se obrigados a se mudarem para o Marigold. A viagem expõe ao casal as rachaduras que o matrimônio colecionou com o tempo.

Muriel (Maggie Smith, da franquia Harry Potter) é uma mulher solitária. Ela vai à Índia tratar de seu quadril, mas o maior desafio para ela está fora da sala de cirurgia. Com a viagem, Muriel precisará enfrentar seus preconceitos raciais.

Norman (Ronald Pickup, de Príncipe da Pérsia) e Madge (Celia Imrie, de Escola para Garotas Bonitas e Piradas) não se conheciam antes de irem ao Marigold, mas ambos estão ali pelo mesmo objetivo: aproveitar a vida sexual e amorosa na terceira idade.




Enquanto as tramas paralelas são reveladas, há momentos no filme em que um núcleo de personagens é esquecido em detrimento de outro. Contudo, o ponto alto de O Exótico Hotel Marigold é a forma leve da narrativa e a autenticidade dos conflitos.


O Exótico Hotel Marigold (The Best Exotic Marigold Hotel)
Direção: John Madden
Roteiro: Ol Parker
Elenco: Judi Dench, Tom Wilkinson, Bill Nighy, Penelope Wilton, Maggie Smith, Ronald Pickup, Celia Imrie, Dev Patel, Tena Desae
Duração: 124 minutos
País: Reino Unido

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário