sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cine-Retrospectiva 2010: Fevereiro


No cinema, por décadas o discurso anti-belicista se concentrava em produções que retratavam o fiasco da Guerra do Vietnã. Passada a Guerra Fria e o 11 de setembro, os roteiros de cinema puderam se debruçar em outro confronto para criticar: a Guerra do Iraque.


A entrega dos Oscars desse ano tinha dois representantes desse grupo entre seus indicados. Outra coincidência os une: eles estrearam no Brasil no mês de fevereiro. Guerra ao Terror já estava à venda em DVD por muitos meses, quando a Imagem Filmes recebeu com surpresa os prêmios e indicações que o filme estava recebendo ao redor do mundo. Com os olhos na estatueta dourada, Guerra ao Terror teve um lançamento tardio nas telonas. Depois o filme conquistou o Oscar de Melhor Filmes, deixando para trás Avatar (também conhecido como Pocahontas no Espaço).

O Mensageiro fala das cicatrizes, físicas e psicológicas, da guerra. Com atuações soberbas dos atores principais, passou quase despercebido nos cinemas, mas merece ser apreciado em DVD.


 Outro filme com atuações elogiadas que estreou em fevereiro foi Preciosa. O filme conta uma história com muito sofrimento em seus personagens e muitas lágrimas em seus espectadores. A produção tinha o apoio até da Oprah e conseguiu se destacar no Oscar.


Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, a maioria esmagadora das apostas estava sobre A Fita Branca, ganhador da Palma de Ouro. A produção alemã foi suplantada pelo argentino O Segredo dos Seus Olhos e surpreendeu muita gente que acompanhava a premiação. Os dois concorrentes entraram em cartaz no Brasil no mês de fevereiro.


Para não dizer que não falei de cinema brasileiro, Os Inquilinos foi um dos melhores títulos da safra recente e estreou em fevereiro. Sergio Bianchi coloca sua crítica social até nos detalhes de cena de seu trabalho. A violência urbana, tema tão recorrente em nossa cinematografia, é analisada com um olhar diferenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário