sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Segredo de Seus Olhos




Sinopse: Esposito trabalhou toda sua carreira em um tribunal e finalmente aposentou-se. Com tempo livre, ele decide escrever um romance baseado em um caso de estupro com o qual trabalhou em décadas passadas.


Ficha Técnica
O Segredo dos Seus Olhos (El secreto de sus ojos)
Direção: Juan José Campanella
Roteiro: Juan José Campanella, Eduardo Sacheri
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Guillermo Francella, Javier Godino
Duração: 127 minutos
País: Argentina, Espanha


Lição de roteiro
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: trailer)

Pela sinopse, parece que a história de O Segredo dos Seus Olhos (El secreto de sus ojos) é bem comum. No entanto, suas qualidades dramáticas estão nos detalhes, assim como Deus. Vários pequenos elementos que são distribuídos no decorrer da trama voltam para se explicar de forma muito orgânica mais adiante. Uma daquelas obras que dão a impressão de serem completas em si mesmas.

Outro elogio pode ser direcionado à mistura de gêneros e de épocas. Essencialmente é um drama, mas contém momentos bem cômicos graças aos diálogos – afinal Campanella dirigiu O Filho da Noiva (2001). Por ter uma investigação criminal como motivador, há passagens que mais lembram um thriller, sem perder a profundidade.

Há dois tempos no filme e novamente é preciso ressaltar como o roteiro consegue equilibrar as duas fases e fazê-las evoluírem lado a lado. Nesse sentido a maquiagem também está de parabéns por conseguir fazer alguns personagens ficarem convincentes mesmo com 25 anos de diferença.

Outras áreas técnicas louváveis são a direção de fotografia e o projeto de som, que prima por adicionar detalhes para os ouvidos apurados.

Depois de sair da sessão de O Segredo de Seus Olhos, o espectador não deve se surpreender se ficar relembrando de cenas e falas do filme. É o que acontece quando estamos diante de uma obra memorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário