quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cine-Retrospectiva 2010: Abril

Com certeza 2010 é um ano para ser lembrado pelo cinema nacional e o mês de abril deu provas de que estamos produzindo e exibindo dois tipos de filmes que fazem muito bem a nossa cinematografia.


Tivemos no mês o lançamento de um filme inteligente com apelo popular em As Melhores Coisas do Mundo (vale ler esse artigo). Também entrou em cartaz um filme muito autoral e com proposta estética diferenciada em Os Famosos e os Duendes da Morte.





A história angustiante de A Estrada certamente fez falta nos indicados ao Oscar, mas esteve no circuito de cinema brasileiro. Outro grande nome do cinema que não estava na premiação da Academia em 2010 foi Woody Allen, que lançou em abril Tudo Pode Dar Certo, um dos melhores filmes que ele fez nos últimos tempos.



Duas produções bem sombrias e muito interessantes também deram as caras nas salas de cinema brasileiras no mês de abril. Em um momento com tantos vampiros de gel no cabelo e sem “pegada”, os coreanos nos lembraram a essência do mito com uma visão nova em Sede de Sangue. Outro filme de estética sombria é uma animação em stop-motion (massinha) que arrancou lágrimas de muita gente grande. Mary e Max precisa ser assistido por quem ainda acha que animação é coisa de criança.

Como é de costume, em todo final de abril a Marvel lança um filme de super-herói para comemorar o meu aniversário. Em 2010 foi a vez de Homem de Ferro 2, o único superpoderoso dos gibis a entrar em cartaz no ano. Os fãs do gênero agradecem a fartura que acontecerá nos anos vindouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário