quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Garoto de Liverpool



Sinopse: John Lennon é um jovem estudante que mora com seus tios. Depois da morte do tio, ele começa a entrar em contato com sua mãe, que abandonou John quando ele era criança. Ela o ensina a tocar bandolim e ele resolve montar uma banda de rock.


Ficha Técnica
O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy)
Direção: Sam Taylor-Wood
Roteiro: Matt Greenhalgh
Elenco: Aaron Johnson, Kristin Scott Thomas, David Threlfall, Ophelia Lovibond, Anne-Marie Duff, Thomas Brodie-Sangster, Sam Bell
Duração: 98 minutos
País: Reino Unido, Canadá


The Beatles Begins
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy) conta a história da adolescência de John Lennon, antes de formar os Beatles. Por essa razão, os fãs da banda não poderão ouvir as famosas canções do quarteto britânico para acompanhar o enredo. Mesmo assim, há algumas referências a elas nas falas.

Apesar de o trailer mostrar o envolvimento de John com uma colega de escola, o foco do filme está na formação do homem que seria o ídolo do rock. A conturbada relação dele com a mãe é o principal conflito da fita.

A cinebiografia chega a exagerar na ênfase do assunto e distorce algumas das composições de Lennon, como se fossem dedicadas a sua mãe. A falta materna foi realmente sentida por ele, o que explica a forma como ele viria a se relacionar com Yoko anos depois. O lado bom é com esse enfoque o cinema ganha um belo drama.

No entanto, não é só a formação psicológica de John Lennon que o filme trata. Suas vastas influências musicais são abordadas pela produção e nesse ponto os fãs mais dedicados do músico poderão se deleitar.

O Garoto de Liverpool não se dedica muito ao assunto Beatles, mas quando o faz é com muita sinceridade. A amizade entre os jovens Paul e John, que renderia em uma frutífera parceria musical, é mostrada de forma tocante. O roteiro é fiel ao mostrar que Lennon era um grande piadista e que McCartney era quem realmente estudava música e era a mente criativa na banda.

George aparece muito pouco e, como o filme só chega ao começo de carreira dos Beatles, Ringo não é citado. Essa ausência chega a ser engraçada, já que o baterista é o beatle menos favorito da maioria dos fãs e é conhecido como “o sortudo de Liverpool que sabia batucar”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário