quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Enterrado Vivo



Sinopse: Paul Conroy é um motorista de caminhão que trabalha no Iraque, prestando serviço para o Exército. Ele é capturado por terroristas que o colocam em um caixão. Para ser liberto, a Embaixada Americana precisará pagar US$ 5 milhões.


Ficha Técnica
Enterrado Vivo (Buried)
Direção: Rodrigo Cortés
Roteiro: Chris Sparling
Elenco: Ryan Reynolds
Duração: 95 minutos
País: Espanha, EUA, França


Clautrofobia
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: último parágrafo)

Em 2002, o irregular diretor Joel Shumacher surpreendeu com a tensão de Por um Fio. O espanhol Rodrigo Cortés leva a premissa a outro nível ao restringir mais o cenário em Enterrado Vivo (Buried).

Na produção estrelada por Colin Farrell toda a ação acontece dentro de uma cabine telefônica, mas a situação se desenvolve de uma maneira que vemos policiais, a esposa e a amante do protagonista. No filme com Ryan Reynolds, ele é o único em cena, dentro de um caixão. Ele interage com outros personagens apenas por um telefone celular.

Quem sofrer de claustrofobia pode não resistir a escalada de emoções de Enterrado Vivo. O roteiro consegue trazer elementos novos a todo momento, mesmo sem sair do caixão. Mais do que isso, o filme cumpre seu papel como thriller e ainda faz crítica à Guerra do Iraque e à diplomacia dos Estados Unidos.

Por se tratar de um combate cheio de absurdos, todos os absurdos que acontecem com o pobre Paulo Conroy são muito verossímeis. O único problema está no desfecho, que tenta fugir do clichê máximo apenas para cair no clichê secundário, o que é ainda pior. Tem de ver para entender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário