quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Mensageiro




Sinopse: O sargento Will Montgomery acabou de voltar do Oriente Médio, com um ferimento no olho. Antes de cumprir o tempo de serviço militar ele será encarregado de uma última missão, notificar o falecimento de soldados a suas famílias.


Ficha Técnica
O Mensageiro (The Messenger)
Direção: Oren Moverman
Roteiro: Oren Moverman, Alessandro Camon
Elenco: Ben Foster, Woody Harrelson, Samantha Morton, Jena Malone
Duração: 112 minutos



O outro lado do luto
por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

É muito comum uma cena em filmes que têm a guerra como elemento: vemos uma dupla de militares fardados se aproximando da varanda de uma casa e já sabemos que eles não trazem boas notícias. Normalmente eles chegam para anunciar a morte de algum ente querido do personagem principal, mas em O Mensageiro (The Messenger) o público é convidado a apreciar um outro ponto de vista.

Os personagens principais dessa produção são exatamente esses militares e percebemos que o momento da notificação de morte também não é nada fácil para eles. Em cada situação apresentada no filme, uma reação diferente por parte do notificado e a dupla tem deve estar preparada para o imprevisível.

Parte da rotina do trabalho deles é não deixar transparecer qualquer emoção e manter-se forte e determinado para não fugir do script. Nas cenas em que eles não estão em serviço, vemos que na verdade os dois têm problemas sérios em suas vidas pessoais. Ben não consegue acertar um relacionamento saudável e isola-se. Ele percebe que o futuro que lhe aguarda será muito parecido com a situação de Tony, alcóolatra e solitário.

Para conseguir mostrar esses dois lados tão díspares, o elenco conta com os talentos de Ben Foster e Woody Harrelson em interpretações mais do que inspiradas. A forma como esses dois homens igualmente perturbados se aproximam e se relacionam é muito bem dosada no roteiro.

O Mensageiro é um drama de guerra essencial para se pensar além do combate bélico, mostrando muita humanidade em suas cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário