quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Amor por Contrato



Sinopse: A família Jones se muda para um bairro de alto padrão. A vida aparentemente perfeita que eles levam nada mais é do que uma farsa ensaiada. Na verdade, eles são um grupo de vendedores contratados para divulgar produtos.

Ficha Técnica
Amor por Contrato (The Joneses)
Roteiro e Direção: Derrick Borte
Elenco: David Duchovny, Demi Moore, Amber Heard, Ben Hollingsworth, Gary Cole, Glenne Headly, Lauren Hutton
Duração: 96 minutos
País: EUA


Família vende tudo
 por Edu Fernandes


(Spoilerômetro: )

Muitas pessoas ficarão no mínimo confusas depois de assistir a Amor por Contrato (The Joneses). O filme é uma clara crítica à cultura consumista do povo estadunidense, mas não perde oportunidades de fazer propaganda de produtos. O que poderia soar hipócrita só reforça a mensagem do filme com cenas caricatas de publicidade – uma boa saída para acomodar a mensagem dentro do orçamento da produção, que depende do merchandising.

O título nacional soa como uma comédia romântica em que um casal se odeia, tem de conviver por um motivo maior e acaba enamorado. No entanto, o filme é uma comédia dramática, que até tem seus momentos engraçados, mas foca-se mais na crítica da postura competitiva de consumo.

Esse comportamento chega a níveis infantis (“meu carro é mais barulhento que o seu, ó!”) e o filme consegue capturar a essência desses absurdos. O contexto da “crise” mundial cai como uma luva na história da família Jones e a produção ganha mais importância.

O roteiro, depois da surpresa inicial das verdadeiras motivações dos personagens, é de modo geral bem previsível e simples. Felizmente há algumas surpresas aqui e ali, mas o todo segue a cartilha dramatúrgica de Hollywood. Esse formato consagrado (e até batido) é usado em favor do filme. O enredo é apenas um pretexto para passar a mensagem e, por isso, não há necessidade de grandes inovações na contação da história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário