quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

72 Horas



Sinopse: John e Lara vivem felizes até ela ser acusada e presa por um assassinato. Depois de três anos atrás das grades e muitos recursos da Justiça, as chances de Lara terminaram. John decide que é hora de bolar um plano para conseguir fugir com sua esposa.


Ficha Técnica
72 Horas (The Next Three Days)
Direção e Roteiro: Paul Haggis
Elenco: Russell Crowe, Elizabeth Banks, Michael Buie, Jason Beghe, Aisha Hinds, Ty Simpkins, Olivia Wilde, Liam Neeson
Duração: 122 minutos
País: EUA


Por cima dos erros
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Em seus dois últimos filmes, o diretor Paul Haggis destilou muita crítica social. Crash, sobre a forma como os humanos se relacionam atualmente, e No Vale das Sombras, sobre consequências domésticas da Guerra do Iraque, discutem questões importantes. Com 72 Horas (The Next Three Days), Haggis continua com a investigação criminal de seu trabalho anterior, mas foca-se mais na emoção de um thriller de ação com a intensidade correta.

Trata-se do remake do francês Pour elle, e o título dessa nova versão pende mais para o lado da ação do que do amor que o protagonista sente pela esposa, a força-motriz do enredo. A contagem explícita de tempo, algo tão crucial em planos do tipo que é bolado para a fuga de Lara, aumenta a adrenalina. Outro ponto para a construção do suspense está no roteiro, que acompanha todos os passos (e erros pelo caminho) do plano de John.

Outro elogio a ser feito ao roteiro está em não deixar claro se Lara é realmente culpada ou inocente. Uma decisão corajosa, já que o faz o espectador torcer pelos personagens apenas com base no amor entre eles.

Infelizmente a coragem dramatúrgica tem limite e o final explica-se demais. Com isso, perde-se a oportunidade de deixar a questão em aberto.

Alguns erros factuais no roteiro também são evidentes por quem tiver um pouco mais de informação em algumas áreas de conhecimento, mas as qualidades técnicas de 72 Horas tornam o filme um ótimo thriller... que poderia ser mais do que isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário