segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Os Inquilinos





Sinopse: Valter e sua família vivem tranqüilamente em um bairro sossegado. A vida piora quando os novos inquilinos de seu vizinho chegam para perturbar a ordem.


Ficha Técnica
Os Inquilinos

Direção: Sergio Bianchi
Roteiro: Sergio Bianchi, Beatriz Bracher
Elenco: Marat Descartes, Ana Carbatti, Cássia Kiss, Sérgio Guizé
Duração: 103 minutos
País: Brasil


Críticas em níveis de leitura

 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: dois últimos parágrafos)

O diretor Sérgio Bianchi é conhecido por sua ousadia e crítica social. Em Cronicamente Inviável (2000), era como se ele não quisesse deixar pedra sobre pedra e elegeu diversos alvos para serem questionados e criticados. Já em Quanto Vale ou é Por Quilo? (2005) sua ousadia ficou maior na linguagem e o filme é difícil de ser absorvido.

Quem conhece sua cinematografia pode achar que em Os Inquilinos ele está pegando leve, mas na verdade essa é a saída ideal para que consiga passar a mensagem em uma produção mais acessível. Com essa positiva simplificação o discurso tem um alcance muito aumentado.

No entanto, a coragem cinematográfica de Bianchi está lá, testando os limites em uma marcante cena em que crianças dançam axé. As críticas são colocadas precisamente em detalhes das cenas, como se avisasse que o cotidiano urbano está tão absurdo que nem nos damos conta das atrocidades nos rodeando.

Os misteriosos inquilinos que o título faz menção são três jovens que se mudam para uma casa e começam a perturbar a paz do bairro com muito barulho. Todos os moradores desconfiam da ocupação desses baderneiros e a comunidade fica com medo. Aos poucos as coisas mudam aparentemente para melhor, quando todos parecem aceitar a situação.

Atenção! A partir de agora farei reflexões sobre o todo de Os Inquilinos. Portanto, se o leitor não quiser saber de antemão informações que podem estragar surpresas, pode parar por aqui e ir ver o filme.

Do começo ao fim, o espectador fica apreensivo sobre o destino da família protagonista. Sempre se espera que eles sejam assaltados, vandalizados ou molestados de alguma maneira. No entanto, até o final ele passam ilesos. Juridicamente falando, eles são apenas testemunhas dos crimes que os cercam, mas se pensarmos no psicológico dos personagens, eles passam a ser vítimas. Sem cenas graficamente forte, o filme também é uma violência mental.

Se cada detalhe for analisado (até a escolha do que a família assiste na televisão), a discussão sobre essa produção será maior do que os 103 minutos de projeção. Prova de qualidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário